terça-feira, 8 de dezembro de 2009

AVEIA

Alguns alimentos têm a propriedade de aliviar sintomas físicos desconfortáveis ao mesmo tempo em que reforçam saúde e imunidade, aumentando bem estar físico e bom humor.
Tomar medidas saudáveis, relacionadas à alimentação, nos ajuda a minorar os efeitos do stress e a repor alguns compostos que ele drena.
A aveia é um desses alimentos de preparo fácil e com super propriedades

Rica em proteínas, cálcio, magnésio, sílica e ferro, a aveia reúne várias vitaminas e é importante agente para a saúde de ossos e dentes. É tanto estimulante quanto relaxante, o que proporciona alívio para depressão, ansiedade, tensão, insônia e exaustão nervosa; também diminui níveis de colesterol e açúcar no sangue, prevenindo problemas cardíacos e de diabetes. Esta qualidade hipocolesterolêmica da aveia é atribuída principalmente às b-glucanas com capacidade de aumentar a síntese de ácidos biliares e reduzir a absorção do colesterol resultando, por conseguinte na diminuição do colesterol sanguíneo.
Rica em fibras previne é excelente contra a prisão de ventre, eliminando as toxinas do intestino; diz-se ainda, que auxilia na prevenção de tumores intestinais.
Novas evidências sugerem que a aveia também pode ajudar a reduzir a pressão sangüínea em pacientes hipertensos.
A aveia é um dos poucos grãos que contém antioxidantes difíceis de encontrar, como os compostos de vitamina E chamados tocotrienóis. Rica em fibras e proteínas a aveia sacia rapidamente, o que ajuda no controle do peso.

BISCOITO INTEGRAL DE AVEIA

Ingredientes:

100 gr de farinha integral
50 gr de farinha de trigo
50 gr de aveia em flocos
150 gr de manteiga
4 cls de sopa de água fria
¼ de xícara de açúcar mascavo ou mel de boa procedência
½ cl de chá de cravo em pó
½ cl de chá de canela em pó
1cl de sopa de gergelim ou castanha de caju triturada
1 pitada de sal


Modo de preparo:

Amasse todos os ingredientes na mão e forme uma bola, leve à geladeira por 10 minutos. Retire, coloque entre 2 plásticos ou filme culinário e abra a massa com rolo. Use um cortador e faça pequenos biscoitos. Disponha numa forma sobre papel manteiga ou silicone. Asse por 15/20minutos ou até que estejam dourados.