sábado, 18 de junho de 2011

Almoço de sábado

Eu adoro batatas em praticamente todas as suas versões, as fritas menos do que as outras, e fiquei surpresa ao constatar durante as pesquisas do livro Da Colheita para a Mesa sobre sua origem: “todas as variedades descendem de uma única, originária do sul do Peru que em 1570 os espanhóis levaram para ser plantada em solo europeu e, a partir dali, ela foi disseminada para o resto do mundo.” Em cada lugar que se vai a batata tem uma característica local, uma forma típica de ser preparada, um tempero diferente e o bom é que a natureza pródiga nos presenteia batatas no inverno que é quando nós precisamos de mais calor e assim queimam mais rapidamente.
Alguns atiram pedras e dizem que não tem gosto de nada, que apenas engorda, francamente..., a batata é rica em carboidratos, contém vitaminas do complexo B e vitamina C. Cada 100 gramas de batata tem em média 65 calorias e além disso, é rica em fósforo e contém ferro, potássio e cálcio, o que engorda é com certeza tudo que vem em sua companhia, dito isso vamos as receitas. A primeira delas é uma receita bem típica dos pubs ingleses e pode ser feita com casca da batata num reaproveitamento delicioso se ela for descascada para preparar algum prato que dispense casca, eu evito tirar, mas procuro comprar as orgânicas e esfrego bem com escovinha própria e água bem clorada antes de usar. Então mãos a obra!

Wedge potatoes with sour cream (batatas fatiadas em gomos com creme azedo)

Ingredientes por pessoa:
1 batata com casca bem lavada
Azeite
Punhado de cebolinha picada
Sal

Preparo:
Corte a batata ao meio e depois em gomos, disponha em assadeira e regue com azeite, salpique por cima a cebolinha e o sal e leve pra assar em forno alto por 30/40 minutos.
Vire as batatas para que assem do outro lado somente quando comecem a escurecer, nessa fase elas desgrudam completamente do tabuleiro sem esforço.
Creme azedo

Ingredientes:
200 ml de creme de leite gelado e dessorado
Ou
100 ml iogurte natural cremoso e 100 m de creme de leite
½ limão siciliano grande
Salsa e cebolinha bem picadas, quantidade a gosto

Preparo:
Junte todos os ingredientes e leve para gelar até a hora de servir, numa travessa grande coloque um bowl com o creme ladeado pelas batatas.


Sopa de ervilha e crôutons de alho

Ingredientes:
1 lata de ervilhas de boa qualidade
1 copo de iogurte grego (postagens antigas)
1 cubo vegetal (postagens antigas)
1 batata em cubos
1 a 2dentes de alho
Folhas de hortelã (opcional)
Azeite
Sal e pimenta ralados

Preparo:
Coloque um pouco de azeite em uma panela e em fogo brando toste o alho, a seguir despeje a ervilha e a metade de seu líquido acrescido de mais 100 ml de água no interior da panela, junte o cubo vegetal e a batata e tampe para cozinhar por aproximadamente 10 minutos ou assim que a batata cozinhe. Deixe a panela tampada até que o liquido esfrie um pouco e então adicione o iogurte grego e a hortelã e processe. Tempere e sirva quente em bowls individuais guarnecidos com crôutons.

Crôutons de alho

Ingredientes:
Fatias de pão integral com grãos
Manteiga ou azeite
Alho picado
Sal ralado

Preparo:
Corte as fatias em cubinhos e salteie em frigideira no alho e manteiga, tempere com sal e retire quando estiverem tostados, deixe esfria e guarde em saco plástico bem fechado até a hora de servir.


Salada chaud froid em vinagrete de manga

Ingredientes:
1 pacote de cogumelos porto belo
1 pacote de shitake
1 maço de rúcula
1 a 2 cls de sopa de manteiga
1 cl de sopa de salsa picadinha
Sal e pimenta ralados
1 punhado de amêndoas peladas e tostadas
Lascas de grana padano

Preparo:
Lave bem a rúcula e os cogumelos. Fatie bem e descarte o caule dos cogumelos, salteie em frigideira com a manteiga até que dourem e fiquem macios, tempere. Arrume numa travessa uma “cama” de rúculas e por cima disponha os cogumelos quentes, salpique a salsinha, depois o queijo e por último as amêndoas, sirva o vinagrete à parte.

Vinagrete de manga

Ingredientes:
25 ml de suco de manga
70ml de azeite
1 cl de chá de cebolinha bem picada
Sal e pimenta a gosto

Preparo:
Misture todos os ingredientes e sirva.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

eclipse, pizza e alecrim!

O verão em Israel tem estado maravilhoso, poucos dias de calor, alguma chuva improvável para a época do ano e finais de dias absolutamente lindos!
Ontem passamos o dia de um lado para o outro e testemunhamos um pôr de sol que a sua volta tonalizou o céu do amarelo ao roxo com todas as nuances possíveis de A a Z. Descendo a serra de Tzfat (no eixo das cidades religiosas de Jerusalém, Tzfat, Hebron e Tiberias) demos com uma lua se levantando enorme e transparente até que tomou o céu completamente, deslumbrante, e quando chegamos em casa começava o eclipse total. Num lugar aberto como é o caso de um kibutz, pode-se perceber o céu sem interferência externa e à medida que a lua alaranjava e escurecia as estrelas salpicavam a noite como pequenos faróis, observando apenas, sem intervir no espetáculo que durou mais de duas horas e foi brindado com espumante e pizza ao lado de uma touceira perfumada de alecrim.
No dia anterior fomos a Tel Aviv e como não poderia deixar de ser terminamos em Neveh Tzedek, bairro no quarteirão iemenita e primeiro a ser construído na então nova cidade de Tel Aviv em 1887. O bairro é bem pequeno e tudo nele é muito charmoso; pequenas butiques, cafés, galerias de arte e joalherias, lojas de colorido bom gosto e restaurantes... Ah, os restaurantes em Neve Tzedek ...
Dessa vez fomos ao Dalal, ao lado da Casa de Cultura Suzan Dalal, na entrada já se tem uma panorâmica do que nos espera em matéria de serviço que em nada deixa a desejar. Pedimos um Yarden Katzrin Chardonnay e com ele água San Pelegrino e pães finamente fatiados (preto e branco) da própria padaria, seguidos pelo menu executivo de pura delícia; o meu salada Dalal, a mais típica de Israel com pepinos e tomates frescos, cebolas, ervas e vinagrete suave e depois um gnocchi integral ao capuccino de shitake, tudo isso alinhavado no final por minha sobremesa favorita daqui,(quando bem feita): cheese cake com frutas vermelhas.
Em tempo, a torta de queijo não é de origem nem italiana e nem americana, voltou para essas bandas em inglês, mas é na verdade grega e foi criada para restabelecer a energia dos atletas quando começaram os jogos olímpicos na Grécia, uma anciã de respeito.
Com essa fórmula, quase uma barrinha energética da época, os atletas não apenas se alimentavam de leite fermentado de digestão mais fácil como se preveniam de possíveis câimbras, depois disso a ‘torta’ viajou pelo mundo tomando outros formatos até ser um dos doces mais populares nos EUA, eu costumo dizer que o mediterrâneo só percebeu o conteúdo de sabor, riqueza e saúde da sua alimentação depois que o resto do mundo adotou sua dieta.
No mais os dias vão sendo um laboratório de receitas onde os frutos da terra são inspiradores e de onde receitas saborosas e passeios maravilhosos saíram para meu próximo livro, além de algumas experiências muito saborosas que vão ser servidas no lançamento do Da Colheita para a Mesa acompanhando a estação. Até lá!


Através desse site da Casa de Cultura Suzan Dalal é possível fazer alguns pequenos tours virtuais por Neve Tzedek. http://www.yourway.co.il/suzan_dalal2_tel_aviv_virtual_tour.html

domingo, 12 de junho de 2011

Cardápio para o dia dos namorados

Como hoje é dia dos namorados acho que a data bem merece umas receitas especiais. Então mãos à obra que o bom é começar bem cedo e curtir o resto do dia comme Il faut, namorando é claro! Que tal prepararmos umas coisas pouco complicadas pra sobrar mais tempo? Mãos à obra e bon appétit!

Entrada romântica

Ingredientes:
1 meloa (melão cantaloupe) pequena
1 cl de chá de páprica doce
1 cl de chá de geléia de pimenta
1 cl de chá de vinho do porto
Pimenta rosa ralada
Mascarpone
Folhas de hortelã

Preparo:
Existem no mercado ‘boleadores’de fruta que podem ser utilizados para essa receita, assim como cortadores de biscoito em formato de coração,mas se nada disso estiver à mão, use a imaginação para criar um corte.
Misture a páprica, a geléia e o vinho, reserve. Boleie ou corte em fatias para depois dar formato de coração ao melão, acrescente com cuidado a mistura anterior. Arrume em prato de sobremesa de preferência branco, coloque na lateral uma colherada do mascarpone (pode ser iogurte cremoso acrescido de baunilha e levado ao freezer por ½ hora) sobre 2 ou 3 folhas de hortelã e rale um pouco da pimenta rosa por cima.

Creme de couve flor e brie
Ingredientes:
1couve flor pequena
1cubo de caldo vegetal
100 ml de água
100 ml de leite
150 gr de queijo brie cortado em cubos pequenos
Salsinha picada

Preparo:
Leve para cozinhar em fogo brando os quatro primeiros ingredientes por 15/20 minutos em panela aberta. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe o caldo esfriar antes de processar.
Quando for servir aqueça bem o creme e coloque alguns cubos de brie em cada recipiente antes de despejar a sopa. Guarneça com a salsinha,sirva com crôutons.

Gelatina de espumante com romã

Ingredientes:

1/2 xícara (chá) de água fria
2 colheres (sopa) de açúcar
8 g de Agar Agar (gelatina de origem vegetal)
350 ml de espumante rosé
punhado de grãos frescos de romã
*Chantilly

Preparo:

O ideal para essa sobremesa é usar recipientes transparentes individuais, se tiver formas de coração melhor ainda!
Misture o açúcar e a água, polvilhe a gelatina por cima e deixe descansar até que toda a água tenha sido absorvida. Aqueça em fogo brando, mexendo sempre até a gelatina dissolver, mas não deixe que a mistura ferva para não perder as propriedades do agar. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco antes de adicionar o espumante, disponha um pouco de romã no fundo do recipiente que vai usar, despeje a gelatina por cima e deixe que tome um pouco de corpo antes de salpicar mais romã, o Agar Agar não precisa ir a geladeira. para tomar corpo, porém a sobremesa fica mais saborosa gelada. Leve a geladeira e antes de servir desenforme em prato de sobremesa, cubra com o chantilly e salpique mais sementes de romã para decorar.

*Chantilly

Ingredientes:
1 clara
150 ml de creme de leite gelado e dessorado
1 cl de sopa açúcar de confeiteiro

Preparo:
Bata a clara em neve até que fiquem bem firmes e aos pouco acrescente o açúcar. Junte a mistura cuidadosamente ao creme de leite e utilize.