segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

“There is no love sincerer than the love of food.”

As férias foram ótimas e os quilos a mais inevitáveis, mas como dizia Bernard Shaw, “There is no love sincerer than the love of food.” e confiante nas suas palavras fui aos queijos e manteiga de cabra, aos pães de muitos grãos e cereais, às massas, legumes e saladas, panquecas doces e salgadas e vinhos brancos estupidamente gelados e tintos em temperatura ambiente.Provei sobremesas às vezes minimalistas e outras impossíveis de terminar, algumas da melhor qualidade outras nem tanto, mas provei sem qualquer pudor e nem cerimônia e não me arrependo de nada, além do que acredito piamente nas segundas feiras, quaisquer e quantas sejam que nos redimam da comilança prazerosa que cobra juros, correção monetária e roupas apertadas...
Neve Tzedek é um bairro de Tel Aviv, um pequenino quartier antigo e sofisticado e valha-me D’us, os restaurantes são lindos, bem tratados com serviço excelente e Kátia uma amiga brasileira que mora em Israel decidiu onde comeríamos depois de batermos uma perna inevitável por pequenas ruelas, galerias e lojas de decoração, enfim...
O ESCOLHIDO era assim com letra maiúscula e como se não bastasse a lindeza do lugar e o serviço impecável, nos serviram ao final uma pavlova estilizada que me perdoe o seu criador Herbert Sachse (há controvérsia, mas os descendentes garantem ser ele o criador) foi a mais linda saborosa e original que já provei e vou tentar reproduzir aqui.
O suspiro é um anel de mais ou menos 6 cm de diâmetro, suspiro claro, mas consistente, oco onde creme de chantilly fresco, levíssimo e com pouco açúcar foi depositado e por cima do anel,cubos pequeníssimos de manga não muito madura e na lateral um sherbet de frutas vermelhas com pouco creme de leite para quebrar um pouco da acidez e os cristais de gelo. Lindo, saboroso, minimalista e leve! Sobremesa perfeita!
Aqui, como minha sorveteira deu defeito a sobremesa do almoço de ontem foi mousse de limão com raspas de chocolate branco e da casca do limão e calda de chocolate com 70% de chocolate puro, fácil e rápido!

Ingredientes da mousse

Suco e raspas de 2 limões
3 caixinhas de creme de leite
Leite condensado suficiente para adoçar
Gotas de baunilha
1 cl de sobremesa de gelatina sem sabor
Raspas de chocolate branco

Preparo:

Em 50 ml de água despeje a gelatina e reserve até que tenha absorvido toda a água, leve ao fogo para aquecer e desligue antes da fervura, deixe esfriar. Misture bem na batedeira os 4 primeiros ingredientes e por fim misture a gelatina. Leve a geladeira por nominimo2 horas e antes de servir espalhe as raspas de limão e por cima as de chocolate.






Para a calda

Ingredientes

1 lata de creme de leite gelada e dessorada
1 tablete de chocolate

Preparo

Pique o chocolate, adicione o creme de leite e leve para derreter diretamente no fogo brando, mexendo sempre. Quando estiver quase derretido desligue o fogo e continue mexendo bem. Quando for servir a mousse cubra com o chocolate quente ou morno.