quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Lugar de mulher é na cozinha…

Não era exatamente o que pensava no século XVIII, o rei Luis XV da França.
Aficcionado da boa mesa o rei era contra a idéia de mulheres na cozinha, para ele os homens, superiores em tudo, certamente eram melhores na arte culinária do que as mulheres. A idéia, porém, não era bem aceita por sua amante, Madame de Barry, que tratou de contradizê-lo na prática, quando convidou o rei para uma ceia que foi servida pela melhor 'cuisiniere' francesa. Deliciado o rei formalizou um convite para que o cozinheiro fosse agregado à cozinha real, mas foi surpreendido por uma cozinheira mulher, a quem a pedido de Mme de Barry, concedeu a honraria Cordon Bleu, uma alusão a fita azul que adornava a comenda l'Ordre des Chevaliers du Saint Esprit (Ordem dos Cavalheiros do Espírito Santo), concedida desde o século XVI Pelo rei Henrique III da França àqueles que apresentavam excelência em sua área de trabalho.
Durante a entrega da Cruz do Espírito Santo, banquetes suntuosos eram servidos e se tornaram lendários e inevitavelmente os “cuisiniers” passaram a ser agraciados com a mesma honraria por excelência de seus serviços.
A idéia de premiar a mulheres cozinheiras não morreu com sua idealizadora, e em 1895 a jornalista e editora francesa Marthe Distel passou a publicar um folheto sob o titulo de Le Cordon Bleu ou Nouvelle Cuisinière Bourgeoise e a dar aulas no mesmo ano e assim nasceu a escola Cordon Bleu e dela outras muitas escolas culinárias.
Em homenagem a escola Cordon Bleu que no quesito sobremesa contempla a nós Cordon Vert também, segue uma receita de Biscuit Au Beurre, com manteiga de verdade que é o que faz toda a diferença...Bon apetit!

Biscoitos amanteigados

Ingredientes para a base de biscoito:

200 gr de manteiga com sal
250gr de farinha de trigo
50/75 gr de açúcar
1 cl de chá de baunilha
Amêndoas em lascas (opcional)

Preparo:

Forno quente. Amasse com a mão todos os ingredientes, misturando bem. Faça pequenas bolinhas ou abra com rolo de massas e use um cortador para dar formato. Asse por 10/15 minutos.