segunda-feira, 29 de novembro de 2010

o veneno da lata

De acordo com a Ruthinha cozinhar o leite condensado em lata no feijão tá valendo então, mãos à obra! Ela diz que não há toxidade nessas latas, que partículas não se desprendem durante o cozimento e me contou uma coisa curiosa; que muita gente há anos atrás costumava juntar pregos ao cozimento do feijão para suplementar com ferro a alimentação, sabedoria popular é imbatível, mas se resolver fazer isso hoje melhor saber bem a procedência dos pregos porque nem tudo que reluz é ferro! Muita gente, principalmente os vegetarianos quase sempre carentes de ferritina, usam em suas cozinhas panelas de ferro que são super pesadas e necessitam estar sempre bem enxutas e untadas de óleo antes de guardar, são aparentemente um bom suplemento e como retêm bastante calor economizam energia e cozinham por igual os alimentos, mas vão melhor em comidas como cozidos, feijão e derivados, carnes e ragus, porque deixam um ligeiro gosto metálico que afeta um pouco os alimentos mais delicados, para esses a panela de barro é mais indicada, mas é preciso cuidados na manutenção com a panela de barro como os que se tem com a de ferro e é bom secá-la no calor do forno para evitar fungos.
Mudando de saco prá mala como diz o Raulzito, fiz duas experiências saborosas na semana passada. Comprei um queijo de Minas meio barro meio tijolo (antes do ponto meia-cura) e coloquei por cima dele galhinhos de óregano seco e espirrei azeite por cima, fechei tudo em saco plástico e deixei na geladeira por 2 dias antes de consumir, muito bom!Fiz também uma medida de queijo tipo boursin ( a receita está em postagens mais antigas),enformei com aro inox, cobri com um blushed tomato (postagens mais antigas) e por cima galhinhos de orégano seco, ficou bonito, perfumado e saboroso. Mas nosso assunto na verdade era o doce de leite, tergiversei, tergiversei, mas amarrei o assunto de novo, que tal casadinhos prá inglês ver, os macaroons , recheados com doce de leite?


Ingredientes

1 1/2 xc de amêndoas peladas
1 xc de açúcar cristal
2 claras em neve
½ cl de chá de extrato de amêndoas
Açúcar de confeiteiro para polvilhar
Doce de leite caseiro em ponto quase duro

Preparo:

Pré- aqueça o forno (médio) e unte uma forma ou utilize manta de silicone. Processe as amêndoas com o açúcar até obter uma farofa fina, acrescente o extrato de amêndoas, as claras e neve e uma pitada de sal com uma espátula, combinando bem os ingredientes de forma delicada. Coloque a mistura em saco de confeiteiro ou saco plástico em que se cortou o bico e faça pequenas bolinhas bem afastadas umas das outras, em torno de 32, para 16 macaroons, achate e polvilhe com o açúcar de confeiteiro. Leve ao forno por 10 minutos ou até ficarem corados. Transfira para uma grade para que esfriem completamente antes de recher.
Os macaroons têm durabilidade curta, em torno de 4 dias se estiverem bem fechados em embalagens plásticas. Bom apetit!