domingo, 6 de fevereiro de 2011

Comer no calor?

Domingo impossivelmente quente desde as primeiras horas de sol e apesar de não suportar calor tenho que admitir que amanheceu lindo! O turquesa do céu contrastando com a quaresmeira que não nasceu na frente da minha casa e que apesar de tudo balança seus cachos de flores amarelas embaladas pelo ventinho quase imperceptível sussurrado delicadamente a caminho do mar, faz toda a diferença pra gente acordar, dar uma boa espreguiçada com a janela aberta e... Imediatamente fechar tudo e ligar o ar!
Eu adoro Petrópolis e sempre que fui com minha mãe apreciávamos esse contato próximo com a natureza, ela com o ar do carro ligado e eu então um pouco frustrada, para descobrir que com o passar dos anos vou ficando mais próxima a algumas características dela e claro que vou jurar de pés juntos que numa edição melhorada, será? No final, nada se cria...
O bom do calor? Perco a fome e vou definhando devagar, queimando as delícias das quais fui vítima conivente por quase um ano inteiro. Paro de comer aliviada, pronta para entrar folgada nos jeans que tive que vestir deitada e quase asfixiada.
Entôo sempre uma prece silenciosa para o bravo povo brasileiro que encara no fim de semana uma praia lotada, uma cachaça arretada e um prato de feijoada apimentada, haja saúde! Quem tem coragem de comer de verdade num calorão desses? Temporada de dieta sem muito esforço e água, muuuiita água!

Salada rápida

Ingredientes:

1 pepino japonês
1 a 2 cenouras longas
1 abobrinha longa
1 maçã ácida
Suco de ½ limão
1 punhado de amendoins pelados
1 punhado de passas louras embebidas em 1 cl de sopa de late harvest(vinho de colheita tardia adocicado)
Alface americana
Óleo de gergelim torrado
Sal

Preparo:
Lave bem os legumes para utilizar com casca, prefira os orgânicos sem defensores agrícolas na superfície. Com um descascador de batatas ou fatiador de queijo corte fatias finas verticais, salpique sobre eles uma pitada de sal e borrife com óleo de gergelim, reserve. Lave bem a maçã e processe com a casca no furo grosso, salpique o suco de limão sobre ela e reserve. Em fogo médio e com pinça culinária, salteie os legumes em um pouco de óleo de gergelim torrado. Arranje num prato a alface picada e no meio os legumes salteados, cobertos pela maçã, o amendoim e a as passas.


Batido de melancia, hortelã e gengibre

Ingredientes:

1 porção de melancia com caroço (os caroços são nutrientes ricos)
2 ou 3 folhas de hortelã
1 cl de cafezinho de suco de gengibre (rale e esprema em pano de algodão fino)
Gelo

Preparo:

Processe tudo e beba assim que estiver pronto para que suco e polpa não se desprendam. Melancia se deteriora com certa rapidez.


Gelado de iogurte com limão siciliano

Ingredientes:

500 ml de iogurte natural
Suco e raspas de 1 ou 2 limões sicilianos
Raspas de chocolate branco (opcional)
Leite condensado para adoçar

Preparo:

Misture o leite condensado ao limão e junte o iogurte aos poucos, adoce a gosto e leve para bater numa sorveteira (compráveis pela internet a preço bem barato, produzem 1 litro por vez) ou leve ao freezer batendo por três vezes a cada hora com fouet ou batedeira. quando for servir salpique as raspas de limão e chocolate.
Bon apetit e bom domingo de sol!