sábado, 13 de fevereiro de 2010

Comida na mesa, saúde e beleza

Com o passar do tempo, ou mesmo além dele, alguns passamos a não tolerar certo tipo de comida. Nosso metabolismo passa a não funcionar com a eficiência necessária para tudo o que continuamos ingerindo desde sempre e o colesterol sobe, a pressão e o coração disparam e o açúcar...
O açúcar a formiga comeu e o pâncreas foi ficando cansado de fazer sempre o trabalho sujo a que ninguém se dispõe e se nos descuidamos, diabetes.
Toda máquina precisa de cuidados e de certa forma nós não somos muito diferentes dela.
Com a possibilidade de tantas complicações à vista é claro que o passo seguinte vai ser a dieta.
Mas quem falou que dieta precisa ser feia, ruim e inapetente?
A gastronomia pode sempre se adaptar às necessidades de uma dieta especifica.
Atualmente alguns SPAS contratam chefs para elaborarem seus cardápios.
‘The simpler the better’ é um dos conceitos fundamentais da gastronomia.
Realçar o sabor dos alimentos antes do uso de condimentos.
A Gastronomia Rejuvenescedora não está apenas comprometida com a beleza externa, mas com o pleno funcionamento interno, que no final das contas é o que alimenta pele, cabelos, unhas e dentes.
Estar doente já é uma sentença bastante desagradável, ‘comer doente’ já faz parte de um universo inenarrável, não há dieta que agüente.
Foi ao médico? Precisa de dieta? Procure um curso ou um chef.
Comer é um ato sensorial, social e nos deixa felizes e porque deveríamos abrir mão dessas coisas só porque estamos de dieta?

Gastronomia Rejuvenescedora

São uma surpresa, até porque muitos de nós acreditam que são indigestos. Em princípio sua cor é verde e assim foram colhidos e servidos por longo tempo.
Se ‘passam do tempo’ vão ficando amarelos, alaranjados e por fim vermelhos, e vão adocicando e ficando mais caros enquanto mudam de cor.
Na Hungria chama-se páprika e o que é comumente usado é o vermelho. Desidratado e triturado é um tempero muito popular, aqui usamos pouco, mas é bem nutritivo e saboroso.
Pimentões são riquíssimos em vitamina C, cálcio, fósforo e potássio, contêm 10 minerais importantes, ácidos gordurosos e todos os aminoácidos.
Normalmente às laranjas é atribuído um alto teor de vitamina C, porém os pimentões verdes possuem o dobro da quantidade de vitamina C que elas contêm, enquanto os vermelhos e amarelos contêm até 4 vezes mais.
O mesmo acontece em relação ao beta-caroteno, se os verdes possuem uma quantidade elevada da substância, os vermelhos contêm até 10 vezes mais!
São poderosos anti oxidantes como em geral são os produtos e ingredientes da culinária mediterrânea, ingredientes fundamentais na gastronomia rejuvenescedora.
Às vezes a sensação de má digestão é causada pela casca que contém muita celulose e por isso o ideal é assá-lo diretamente no fogo, espetado num garfo ou grelhá-lo no azeite, sal grosso e ervas aromáticas como o orégano, alecrim, manjericão.
Depois de grelhados e antes que esfriem, é possível puxar a casca, eu pessoalmente gosto com. Pode ser fatiado e misturar a ele azeitonas pretas e servir com coalhada seca (nosso famoso queijo caseiro da primeira página), pão rústico, azeite e um bom vinho pra acompanhar. Saúde!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Carragenas na alimentação rejuvenecedora

O agar-agar(carrageno) é uma gelatina (colágeno) extraída de várias espécies de algas marinhas, rica em iodo, sais minerais e fósforo. Possui também em sua composição fibras e uma pequena quantidade de proteínas. Já a gelatina comum, comprada em super mercados, é elaborada a partir da fervura de ossos, peles e tendões de animais e contém diversos produtos químicos em sua composição tais como:acidulante, citrato de sódio, aromatizantes e corantes artificiais.
Os orientais utilizam o agar-agar há muitos séculos, principalmente as mulheres japonesas que fazem uso diário dele para garantir uma pele saudável, cabelos macios e brilhosos, unhas e dentes fortes, além de um corpo sem gorduras.
O Agar é indicado nas dietas que exijam grande valor alimentício com baixo teor de calorias e como auxiliar no tratamento da obesidade, além de desempenhar papel importante no combate à flacidez, onde atua enrijecendo os tecidos. Tem também a vantagem de não precisar ser refrigerada para gelificar.
Pode ser usado diariamente, numa dose aproximada de 4 gramas, misturado a suco de frutas e levado a fogo brando. Retire a mistura antes de ferver e adicione frutas frescas, secas ou cozidas, um pouco de iogurte talvez, e deixe endurecer.
Pode também ser simplesmente batido com suco, iogurte, mingau, chá e ingerido em forma líquida.
O Agar não dissolve em água fria, portanto se misturado a líquidos que não estejam quentes tem que ser liquefeito.
Pode ser encontrado em lojas 'naturebas'e a melhor forma para consumir é em pó, as cápsulas às vezes não são muito puras.
Nas lojas não fica exposto por disposiçao da vigilância sanitária, assim me informaram.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Alimentação voltada para a beleza, saúde e rejuvenescimento

Os radicais livres são um tema estudado já há muitos anos por cientistas, nutricionista e pela indústria cosmético/farmacêutica como forma de deter e reverter os estragos produzidos pelas próprias células de nosso corpo, quando o oxigênio que converte os nutrientes dos alimentos absorvidos em energia é queimado. Além da questão metabólica, existem também fatores externos que contribuem ativamente no aumento da formação dessas moléculas, e dentre eles temos a poluição, radiações, o cigarro, o álcool, pesticidas, corantes e conservantes, hormônios encontrado nos alimentos de origem animal, gorduras saturadas e estresse. Mas os radicais livres não são vilões simplesmente, eles têm um papel importante no combate a inflamações, matando bactérias e controlando o tônus dos músculos lisos.
Através de uma alimentação equilibrada e rica em ACE, vitaminas A, C e E, betacaroteno e selênio, os antioxidantes, podemos proteger o organismo mantendo-o mais jovem e saudável.

Vitamina A-
fígado, gema de ovo, iogurte, leite e derivados desnatados

Vitamina C-
abacaxi, acerola, caju, goiaba, laranja, limão, morango, salsão(aipo) pimentão, tangerina e tomate

Vitamina E-
abacate, amêndoa, avelã, azeite de oliva, castanha-do-pará, cereais integrais, gérmen de trigo, pães integrais e repolho.

Betacaroteno-
pró-vitamina A: abóbora, agrião, batata-doce, brócolis, cenoura, couve, damasco, espinafre, mamão, melão, pêssego e tomate

Selênio-
peixes, castanhas e grãos


Prefira sempre os alimentos frescos e orgânicos, evite os congelados já prontos que em geral vêm cheios de química e que têm pouca vitalidade. Onde for possível, diminua o excesso de produtos animais. Coma colorido e um pouco de cada coisa e aprenda a deixar no prato o que pode ser um excesso. Não importa que nossa mãe tenha dito que isso não se faz. Não se fazia, mas agora se faz! Quando se desesperar por um doce, lave uma banana com casca, dê um corte longitudinal, salpique canela, um pouco de suco de laranja e raspas da casca, leve ao forno baixo até cheirar muuuuito bem. Desosse uma maçã, coloque um pau de canela dentro, suco de laranja misturado a uma colherinha de geléia de pimenta, um pouco de curry e leve pra assar em fogo baixo. Beba águas com gás, sem gás, de coco, chás frios e mornos, se hidrate!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

calorias

"Calorias são pequenos vermes inescrupulosos que vivem nos guarda-roupas e que, durante a noite, apertam as roupas das pessoas".

Alimentação e rejuvenescimento

Quando fiz minha formação de Chef Cordon Vert, escolhi a área de alimentação e saúde e minha monografia foi baseada no que na época havia de mais revolucionário em alimentação e rejuvenescimento: os anti-radicais livres.
De lá prá cá as pesquisas se proliferaram muito e atualmente são muitas as pessoas que já não querem mais enfrentar cirurgias superficiais, porém invasivas, e que pensam em rejuvenescer de uma forma mais natural e compatível com suas idades e atividades.
Com certeza a genética é um fator preponderante, mas uma alimentação balanceada, um pouco de exercício, meditação e umas boas gargalhadas sempre ajudam a manter o corpo saudável e com menos marcas de idade.
Hoje em dia eu pessoalmente busco uma alimentação o mais orgânica possível, bebo muito de vez em quando e cada vez mais adiro a política de comer quando tenho fome e dormir quando tenho sono.
Parece engraçado? Vejo pessoas que perdem o sono à noite e ficam angustiadas, e...comem de ansiedade...
Sou vegetariana há mais de 20 anos e há 1 ano mais ou menos passei a comer ovos de vez em quando, por recomendação médica.
Mas tudo isso não aconteceu da noite para o dia, meu corpo foi se adaptando aos poucos e criando suas preferências com o tempo.
Esse foi um dos motivos que me levou a ser chef, manter uma alimentação saudável e equilibrada, porém bonita e saborosa, acho que me saí bem, rs.
Como um pouco de tudo, até do que engorda.
Há fases em que como mais, outras menos e às vezes o freio tem que ser feito a base de detox por alguns dias e o corpo agradece aliviado a trégua merecida.
Nos próximos artigos falo um pouco mais sobre esse assunto e pretendo fazer uma viagem para uma especialização no mês de março, volto com novidades interessantes, aguardem!

Dos milagres que um simples iogurte é capaz

Reza a lenda de que um anjo ofereceu ao profeta Abraão a receita de iogurte, para que curasse a esposa doente.
A verdade é que interna e externamente o iogurte parece mesmo ser receita de anjo, tantas são suas propriedades.
Conta-se ainda, que o iogurte nasceu nos desertos da Turquia.
Pastores armazenavam o leite fresco em bolsas feitas de pele de cabra e os sacos eram atados aos camelos. O calor dos seus corpos encostados nos sacos propiciava uma multiplicação de bactérias ácidas e depois de algumas horas, quando iam beber o leite, encontravam uma massa coagulada e cremosa, o iogurte.
Em alguns países mulheres tomam banho de iogurte para manter a pele clara e jovem, porém é preciso ter o cuidado de não expor a pele ao sol por alguns dias depois do banho, já que o ácido láctico pode manchar a pele em contato com a luz solar.

Coalhado o leite preserva a gordura, os minerais e o conteúdo de vitaminas, mas apresenta bem menos lactose (açúcar do leite), se tornando um alimento de digestão bem mais fácil que o leite.
Os microorganismos presentes no iogurte ajudam a equilibrar a flora intestinal e auxiliam na prevenção do crescimento de microorganismos causadores de doenças, por isso se diz que o iogurte é um alimento probiótico e imunomodulador.
O iogurte é fonte importante de proteínas, cálcio, zinco, vitamina A e vitaminas do Complexo B.
As proteínas são necessárias na construção, reparação e renovação dos tecidos do corpo, incluindo pele, unhas e cabelos. Participam da produção de anticorpos, hormônios e enzimas. Já o cálcio é um mineral fundamental na formação e manutenção dos ossos, dentes e unhas, além de participar das contrações musculares.
O zinco aumenta a ação de enzimas que combatem os radicais livres, fortalece o sistema imunológico, retarda o envelhecimento e favorece o crescimento e fortalecimento dos cabelos, e a vitamina A tem papel fundamental na saúde da visão e da pele. É uma vitamina que restaura e constrói novos tecidos, auxilia no tratamento de abcessos, furúnculos, acne e queda de cabelos.
Quanto as vitaminas do complexo B participam do metabolismo de proteínas, lipídeos e carboidratos, têm papel importante na produção de energia, oxigenação das células, produção de neurotransmissores e funções neurológicas normais, a falta delas pode trazer depressão orgânica.
A receita de queijo caseiro que está entre os primeiros artigos do blog, se pendurada por menos dias, faz um delicioso iogurte de baixa acidez.