quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Você conhece carota?

Boa, bonita e barata, principalmente quando é orgânica e todo seu doce sabor aflora a cada mordida. Crua em fitas, raladas, refogadas em fatias, grelhadas em rodelas, assadas, nas sopas, em cremes, suflês, sucos, bolos etc...etc...etc... São inúmeros os etcs em que se inclui. Pensou em cenoura? Acertou em cheio!
A carota, chamada assim desde que se tornou produto de plantações domesticadas era originalmente de cor roxa, branca ou amarela e foi mais tarde desenvolvida na cor laranja, a mais comum nos dias de hoje.
Uma versão para sua cor laranja é comumente atrelada a uma suposta homenagem dedicada a William of Orange no século XVI,mas sem qualquer comprovação histórica além de contrariar fatos que nos apontam que como tal a cenoura já existia há muito mais tempo, constando de um manuscrito bizantino do ano 512 da era atual e de um texto iluminado do século XI, em ambos a imagem da raiz aparece na cor laranja, sugerindo inclusive que já estivesse no mercado muito antes de ser objeto do primeiro documento.
A cenoura apareceu como receita pela primeira vez sob o nome de carota em livro de Apicius Czclius datado do ano 230 da era atual e sumiu quase completamente por muitos anos após a queda do império romano reaparecendo novamente na Europa trazida pelos árabes durante a Idade Média. A data de seu exato cultivo doméstico é imprecisa, como são imprecisas as referências literárias e pictóricas, mas acredita-se que o plantio da cenoura tenha sido iniciado em torno do século VIII na região da Turquia. Foram muitos os manuscritos sobre saúde que incluíram cenouras, suas sementes e óleos como curativos desde mordidas venenosas de animais a males estomacais, mais tardes foram desvendadas dezenas de propriedades embutidas na simples cenoura sendo o betacarroteno a mais importante.

Breve história entre um paciente e um médico:

paciente:
-Estou doente

médico:
há 3500 anos – coma essa raiz
há 2500 anos – essa raiz é um alimento para hereges- diga essa prece
há 150 anos – isso é pura superstição- beba essa poção
há 50 anos – essa poção é feita com veneno de cobra, tome esse comprimido
há 15 anos – esse comprimido não é bom,tome esse antibiótico
Hoje – essa não é a solução da natureza, coma essa raiz

Na página 99 do Da Colheita para a Mesa mais um pouco da história dessa raiz em que do fruto à folhagem tudo é saboroso e aproveitado e na página 100 receita de carrot cake com cobertura de cream cheese. Bon appétit!