sexta-feira, 3 de junho de 2011

O dia em que urtiga virou sopa

Durante a semana fazendo turismo com amigos por Londres dei com os costados num restaurante bem bacana, The Botanist em King’s Road. Gosto sempre de provar coisas novas e no cardápio tinha sopa de urtiga que por sinal estava não apenas linda, mas deliciosa. Acho que a idéia de comer urtiga nos é quase impensável, provavelmente porque a primeira coisa que nos vem à mente é sua fama de venenosa, mas a urtiga é cultivada e conhecida na Europa há muitos anos como planta medicinal e delicatessen também. O nome, urtica, deriva do latim, de uro, queimar, a folha tem minúsculas agulhas que injetam químicos causando coceira, sensação de dormência e queimaduras na pele. O período em que ela é colhida no esplendor de sua juventude é no começo do verão, justamente agora na Europa, onde ela é servida das mais diversas maneiras.
Diz a lenda que uma moça cujos irmãos foram transformados em cisnes tinha que tecer-lhes casacos feitos de rizomas de urtiga colhidas nos jardins de um cemitério à noite e ela devia permanecer em absoluto silêncio até que os casacos tivessem sido terminados.
A urtiga foi desde sempre associada aos rituais de morte e renascimento graças ao seu potencial de matar e curar e pra fazer bonito, que tal tentar achar no mercado brasileiro um pouco para servir um creme no almoço de sábado, na falta dela vale também tentar espinafre, um parente da urtiga. Bom appétit!

Creme de espinafre

Ingredientes:
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
1 cl de sopa de manteiga
1 l de água filtrada
3 batatas médias em cubinhos
1 maço grande de espinafre
sal
Bolinhas de queijo de cabra cremoso, ou iogurte ou creme de leite gelado e dessorado

Preparo:
Lave bem o espinafre e retire as folhas dos talos e reserve, os talos podem ser guardados para outra receita. Refogue o alho e cebola na manteiga até dourar, acrescente as batatas e refogue ligeiramente, cubra com a água e tampe por 5 a10 minutos, acrescente as folhas do espinafre e afervente por uns 5 minutinhos, tempere e processe. Sirva em bowls individuais e coloque 1 ou 2 bolinhas por bowl, mexa ligeiramente com um garfo antes de servir desenhando um meio círculo.

Salada morna de cogumelos

Ingredientes:
100 gr de mistura de cogumelos desidratados
1 cl de sobremesa de manteiga
1 maço de rúcula
100 gr de tomatinhos
1 cl de sobremesa de alho bem picado
Azeite aromatizado
Lascas de parmigiano reggiano
Pignolli
Sal

Preparo:
Lave bem a rúcula e os tomates, seque e reserve. Toste o pignolli, reserve.
Reidrate os cogumelos em ½ copo de água e salteie na manteiga, tempere. Refogue os tomatinhos no alho e azeite aromatizado até começarem a murchar, retire do fogo.
Prepare uma cama de rúcula, disponha os cogumelos e os tomates, salpique o queijo e guarneça com o pignolli.


tartelete integral de abobrinha e brie

Ingredientes por pessoa (pode ser feita em formas individuais de fundo falso):
100 gr da seguinte mistura:farinha de trigo, farinha integral e gergelim
40 gr de manteiga
1 pitada de sal
3 a 4 cls de sopa de água
*1 receita de abobrinha ao molho de tomate
Cubinhos de brie

Preparo:
Amasse com as mãos os 4 primeiros ingredientes até obter uma massa uniforme. Abra numa forma pequena de fundo removível e recheie com a abobrinha e o brie.
Leve ao forno médio por aproximadamente 20 minutos, sirva com a salada

*Abobrinha ao molho de tomate

Ingredientes:
1 a 2 abobrinhas pequenas bem lavadas e picadas em pequenos cubos(com casca)
1 cl de chá de alho picado
1cl de sopa de azeite
½ lata de tomate pelati processado em liquidificador
1 cl de sopa de orégano
sal

Preparo:
Refogue o alho no azeite até dourar, misture a abobrinha no refogado e deixe cozinhar por 5 minutos, acrescente o molho do tomate, sal e orégano, tampe e deixe em fogo brando por 5 minutos, utilize.


Banana assada no curry

Ingredientes por pessoa:
1 banana à escolha
Suco e casca ralada de ½ laranja
1 cl de chá de açúcar mascavo
1 cl de chá de noz moscada
1 cl de chá de curry
1cl de chá de canela em pó

Preparo:
Misture ao suco os outros ingredientes, faça um corte vertical com faca afiada na casca da banana e abra um pouco para introduzir a mistura. Asse em forno quente por 10/15 minutos ou até que esteja macia e perfumada. Sirva com queijo de cabra cremoso ao qual tenham sido misturadas algumas gotas de Cointreau ou sorvete de baunilha (receita nas postagens antigas do blog) aoqual pode ser acrescentado o Cointreau e damascos secos picados.




Site do restaurante The Botanist- http://www.thebotanistonsloanesquare.com/index.php-.