quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Substituindo o queijo na alimentação- capítulo I-

ABACATE-

A preferência nacional é com açúcar, mas é delicioso também quando preparado salgado, em forma de patê.
Basta amassar com um garfo, acrescentar gotas de limão, sal, pimenta ralada e se quiser salsa e cebolinha ou alho picado, pode-se acrescentar agar agar e manter refrigerado em pote bem fechado.
Enformado em 'ramekim'e servido em prato de sobremesa guarnecido com salada de agrião dá uma entrada super nutritiva e light.
Pesquisas relacionadas dão conta de que o abacate pode emagrecer, já que sua ingestão ajuda a reduzir o IG (índice de gordura), mantendo mais baixo o nível de glicose no sangue e a conseqüente produção de insulina orgânica.
Cento e dez gramas, aproximadamente uma metade de um abacate médio, fornece 500mg de potássio e mais de um terço da necessidade diária recomendada de folato (ácido fólico), 10% ou mais das necessidades diárias recomendadas de ferro, magnésio e vitaminas A, C, E e B6.
A metade que não for usada deve permanecer refrigerada e presa ao caroço.Limão deve ser passado nas bordas, para proteger o abacate dos radicais livres.
Os pequenos, antes importados,os avocados,já podem ser encontrados no mercado.
A casca é mais enrugada e o gosto um pouco menos pungente.
Rico em vitamina E, gorduras monoinsaturadas, sais minerais e
glutationa (poderoso antioxidante) quando consumido com freqüência, o abacate contribui para o aumento do HDL (bom colesterol).
Abacates não devem ser cozidos, mas nada impede que sejam misturados a comidas quentes, talvez no molho de tomate feito para massa quando for servida.
Dito tudo isso, reforço que a receita de queijo que está no blog pode ser produzida com leite de baixa lactose ou leite desnatado e uma ’isca’ de aproximadamente 120gr da coalhada usada para fazer o queijo pode ser guardada para reproduzir mais uma ou partidas.
Entre outras coisas esse 'queijo'pode fazer as vezes de creme para mousses doces ou salgadas, apenas não deve ser levado à fervura para não 'desandar'.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Macarrão sem queijo é como amor sem beijo

O queijo não tem uma origem certa e nem data precisa para seu aparecimento, supõe-se que depois do evento coalhada, ou iogurte, o sal foi acrescentado a essa massa como forma de fazê-la durar mais.
Era assim que se conservavam os alimentos antes do uso de gelo em blocos e finalmente das geladeiras domésticas e industriais.
Toda caça e seu produto era salgado e guardado, os invernos eram muito rigorosos e os produtos tinham que ser estocados.
O queijo não existia nos trópicos, veio trazido da Europa para nós.
A crença popular é de que quanto mais amarelo mais gordo o queijo, mas não é bem assim.
O tipo de leite e sua concentração é o que define o teor de gorduras.
Muitos têm uma coloração que vai do amarelo ao laranja por misturas feitas com cúrcuma e colorau às suas massas, talvez porque para os produtores essa tenha parecido ser a forma mais atraente de expor e comercializar seu produto, ou quem sabe a cor do queijo indicava a região de onde vinha ou o tipo de leite usado.
O fato é que hoje eles definem certas marcas, o ideal é estudar o rótulo e comparar antes de comprar.
E por falar em rótulo é bom sempre observar a data de vencimento, porque queijo deteriorado pode levar a sérias complicações gastrointestinais.
Muito saboroso e rico em cálcio, proteína e fósforo, o queijo tem alto teor de gorduras saturadas, causadoras de diversos males cardíacos e circulatórios.
Médicos e nutricionistas têm opiniões variadas sobre sua ingestão.
Alguns opinam que tanto a ingestão do leite como a do queijo são prejudiciais à saúde e alegam que as fontes nutricionais de seu composto podem ser encontradas em outros alimentos com menor teor de gordura e lactose, enquanto outros acreditam no leite como fonte de nutrição quase completa e recomendam sua inclusão na dieta diária.
Todo antídoto pode virar veneno, mas a recíproca nem sempre é verdadeira.
Queijo é bom e maravilhoso e deve ser ingerido preferencialmente como complemento alimentar e em doses moderadas.
O queijo a partir do leite de cabra tem menos colesterol do que os queijos bovinos. Quer saber mais?
Visite o site e pergunte. http://www.visiteagulhasnegras.com.br/comercio/1181
No próximo artigo vou passar sugestões saudáveis e saborosas para substituir um pouco o queijo.