sábado, 12 de novembro de 2011

Escondidinho de ratatouille

Existe um ditado árabe que diz que se uma moça não conhece pelo menos 100 receitas de berinjela ela não serve para casar. A verdade é que a berinjela é de uma versatilidade impressionante e capaz de servir a mais de 100 receitas diferentes com a maior facilidade. No meu próximo livro eu dou uma ajudinha, um pouco menos de 100 receitas porque acho que cada um deve imprimir suas digitais em suas receitas, comida é memória das culturas e identidades com as quais temos afinidade, lembranças de família ou de um gosto que ficou parado na memória e é capaz de nos fazer voltar no tempo com apenas um breve perfume experimentado e aqui nesse prato perfume é o que não falta!
Numa viagem a São Paulo em que fiquei alguns dias, experimentei em diferentes restaurantes varias versões de ratatouille, que adoro, e fiquei fascinada com a criatividade e diversidade, cada qual evocando sua cultura na confecção do mesmo prato. Difícil escolher o mais saboroso, mas o visual mais bonito foi do Dalva e Dito de Alex Atala...
A receita é provençal nos moldes como a conhecemos, mas deve ter um dedinho mouro e um óreganozinho italiano já que berinjela, tomates e ervas aromáticas crescem bem nessa região e foram sempre de plantio familiar. O ratatouille é um ragú de legumes que basicamente leva esses ingredientes aos quais muitas vezes são acrescentadas abobrinhas, algum tipo de pimenta inteira e outros temperos diversos de origem mediterrânea, a forma de corte e apresentação também variam dependendo da área de origem, quando bem feito é lindo de se ver e cheira a distância, não custa lembrar que usando orgânicos e laticínios de qualidade o sabor vai falar por si só, então vamos lá!

Purê de batata baroa (mandioquinha)

Ingredientes:

1 kg de baroa
1 punhado de salsa/cebolinha cortadinha
1cl de sobremesa de sal
250 ml de leite
1 cl de sopa de manteiga
20 gr de parmesão ralado

Preparo:

Faça um purê que não fique mole e junte o parmesão, reserve.

Ratatouille

Ingredientes:

1 berinjela média
1 cebola pequena bem picada
4 dentes de alho grandes bem picados
10 a 20 tomatinhos (pode ser metade amarelo, metade vermelho)
1 punhado de shitake picado
sal
azeite
alecrim
3 cls de sopa de vinho tinto(opcional)

Preparo:

Corte a berinjela em pequenos cubos e coloque de molho em água e sal até que a água escureça, descarte a água. Refogue cebola e alho e junte a berinjela, o tomatinho, o shitake e o alecrim, deixe cozinhar por 20 minutos em fogo baixo, acrescente o vinho e deixe apurar por 5 minutos em panela tampada. Abra a panela para que o ratatouille esfrie para montar o escondidinho.


Farofa para gratinar:

2 castanhas brasileiras(do Pará) raladas
½ torrada integral ralada
20 gr de parmesão

Montagem:

Pode ser montado em um ramekin ou em aro de alumínio que seja próprio para forno. Comece com o purê e recheie com o ratatouille, cubra com uma nova camada de purê e salpique por cima a farofa, leve ao forno, modo grill, para gratinar.
Sirva com salada verde. Bom appétit!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Plantando orgânico em vaso para consumo pessoal

Quando faço palestras ou dou aulas respeito a opção alimentar de cada um e apenas quando perguntada discorro sobre o assunto carne. Claro que privilegio sempre os produtos vegetarianos/orgânicos por ser uma chef cordon vert convicta e por acreditar que devemos dar uma chance ao novo, nem que seja para dizer que não gostamos. Pessoalmente sei que carnes não fazem bem a ninguém, mas acho que cabe a cada um entender que elas não fazem falta numa dieta equilibrada. Pesquiso muito há muitos anos sobre o efeito da alimentação no corpo humano e usando a mim mesma como cobaia percebo como a inclusão de orgânicos mudou radicalmente meu estado geral, tudo o que posso consumir de orgânicos troco sem pensar duas vezes.
Os orgânicos vêm barateando não apenas porque o consumo vem aumentando, mas porque passado o primeiro estágio de se preparar e implementar canteiros de cultura orgânica o custo diminui e o preço do produto cai. Medir o custo/beneficio obtido por uma alimentação sem agrotóxico talvez seja uma conta que muitos ainda não tenhamos posto na ponta do lápis, a verdade é que existem venenos que permanecem em nossa corrente sanguínea e vão se instalando em pequenos depósitos sem serem expelidos, alguns suspeitos inclusive, de serem causadores/coadjuvantes de mal de Alzeheimer e doença de Parkinson. Um teste simples para medir a toxidade de um alimento é comprar um orgânico e um não e deixar os dois expostos para ver qual não vai atrair insetos, e se insetos não querem um alimento é porque ele não está bom, a natureza tem uma sabedoria sutil que discerne o venenoso e o saudável, acho que deve ser um caso raro um animal que em seu habitat próprio se envenene com o que coma, já entre nós isso é caso comum e diário, afinal nosso corpo traduz em seus contornos internos e externos aquilo que comemos.
Bom, tudo isso foi para dizer que parece trabalhoso, mas não é, plantar em vasos uma pequena horta doméstica orgânica, e se o espaço é pequeno as sapateiras de pendurar de plástico fazem um bom serviço desde que tenham orifícios para escoar água, é só pendurar em lugar que bata sol ou pelo menos alguma luz.
Evitar comprar tomates, pimentões e morangos entre os muitos outros vegetais que contêm agrotóxico pesados pode afastar umas quantas mazelas que se não são sentidas imediatamente vão mais tarde cobrar seu preço. Para plantar os dois primeiros basta retirar as sementes, lavar e deixar secar em papel toalha e depois usar vaso ou cantoneira. Existem alguns lugares que vendem terra orgânica para hortas, alguns hortos também vendem terra limpa e assim você tem em abundância alguns orgânicos ao alcance de sua mão. Minha horta pequenina vem dando frutos e já tenho tomates quase despontando, cúrcuma e hortelã perfumadíssimas e agora cebolinhas, vão crescendo aos poucos e vou lançando mão deles na minha culinária diária.
Aqui segue um dos muitos endereços encontráveis na internet para começar um horta orgânica, evitem apenas o papel alumínio em sua cozinha prefiram o papel manteiga para evitar o contato da comida com alumínio, e coragem! Fazer uma horta é super fácil!


http://www.youtube.com/watch?v=TATbyhqkVAA