terça-feira, 2 de março de 2010

A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original. (Albert Einstein)

Cada um de nós vem de educação e orientações diferentes, e por isso mesmo muitas vezes temos resistência em aceitar aquilo que não se parece conosco.
Na verdade, tudo é questão de hábito e aculturação, disciplina e educação.
Às vezes pessoas me pedem conselhos para fazer uma mudança alimentar e acho que a mudança não pode ocorrer apenas na área dos alimentos ou está fadada a fracassar. Abrir mão de hábitos alimentares nem sempre é fácil, então calma com o andor que o santo é de barro!
Tudo bem que a cada semana podemos investir numa segunda feira para recomeçar, mas se os fracassos se tornam repetitivos, a tendência é desistir.
Se uma doença é a causa da adaptação alimentar, o primeiro passo talvez seja compreender do que se trata e o quanto a alimentação pode melhorar ou piorar essa condição.
Basicamente acredito na prevenção e acho que devemos tratar da saúde antes que a doença apareça. Porém o fato de termos uma vida saudável não nos garante saúde plena, que depende de uma série de fatores que nem sempre têm a ver com nosso comportamento ou vontade.
Comer é antes de tudo um prazer, além de ser a base de nossa sobrevivência. Desnecessário enumerar o que a falta de alimento pode causar a uma pessoa, porém o excesso não está longe de apresentar resultados semelhantes.
A comida sem atrativos, seja destinada a algum tipo de dieta ou não, é entediante e com o passar do tempo termina por nos frustrar, e ainda que tenha nos trazido algum resultado positivo não se mantém como opção por muito tempo.
Se a dieta foi para emagrecimento, a resposta a essa frustração pode ser o ganho de muitos quilos para compensar o sacrifício feito, e aí começa o processo sanfona que deixa nosso corpo enfraquecido em com cicatrizes na pele.
Flacidez, celulites, estrias, além das marcas de subnutrição que atingem unhas, ossos e cabelos.
Em qualquer idade as dietas devem seguir orientação médica e para dar continuidade a essa orientação seria bom freqüentar um curso ou vários na área de alimentação ou então contar com profissional da área que faça um levantamento completo do gosto, estilo de vida e necessidade pessoal e assim forneça orientação e cardápio personalizado que facilite a mudança.
À partir do mês de maio começo a ministrar aulas e desde já estou fazendo assessorias para dietas personalizadas* e cardápios para estabelecimentos, principalmente SPAS, que queiram ter como opção um cardápio de gastronomia rejuvenescedora.

*no caso de dietas médicas é preciso contato com o médico e/ou nutricionista antes da formulação de dieta.