sábado, 17 de novembro de 2012

Almoço rápido pra domingo

O friozinho convida, mas amanhã é domingo dia de pouco trabalho, assim que: o almoço tem que aquecer, ser saboroso e principalmente rápido, então mãos as compras para  já estar tudo estocado antres de começar. Nunca é demais lembrar que os ingredientes têm que ser sempre os melhores que se pode comprar, preferencialmente os orgânicos, um pouco caro? Garanto que sai mais barato e saboroso do que comer fora, e não vai ser nem preciso enfrentar fila e a chuva fina desse invernico estemporâneo então vamos lá! O pão pode ser feito em casa para molhar em azeite especial, vale uma olhada no http://www.youtube.com/watch?v=zh-tjdbhlws para preparar pão mediterrâneo saboroso e fácil, na lista de compras fermento para pizza, farinha de trigo, alecrim ou orégano, e para o próximo prato: sopa de pêras com rúcula, são 2 peras por pessoa, rúcula e amêndoas peladas e fatiadas, a sopa pode ser servida quente ou fria, depende de como está o dia e o gosto do freguês, fica igualmente saborosa. Prato principal? Risoto de aspargos frescos e brie e pra terminar banana da terra assada no forno ao fleur du sel, 25 ml de suco de laranja, canela em pó e grana padano ralado, hummmmmmmmmmmmm, o vinho escolhido para acompanhar foi o chileno Ecos de Rulo carmenere safra 2009.
Para a sopa descasque, desosse e cozinhe as duas pêras em 1 copo de água filtrada com 5 ou 6 folhas de rúcula, quando as pêras estiverem macias pocesse tudo e tempere com sal e azeite, toste as amêndoas em frigideira para guarnecer a sopa quando servir em bowls individuais. Para o risoto, primeiro o caldo feito com alho e cebolas picados e refogados junto com as pontas mais duras da base dos caules de aspargos,acrescente água e sal, coe e reserve. Para o risoto arroz arbório, NÃO LAVE, é preciso manter o amido, refogue alho e cebola, junte o arroz, o caldo e água quente se for necessária, quando estiver próximo do cozimento coloque os talos de aspargos picados, depois 50 gramas de grana padano ralado e no fim ao invés da manteiga 2 a 3 colheres de sopa de brie, mas só o miolo sem a casca, se quiser pode acrescentar 1/2 copo de vinho branco ou champagne junto com o caldo, ou não, como diria Caetano...
A banana da sobremesa leva um corte ao comprido na casca, que uma vez aberta é regada com a mistura de suco, sal e canela e por cima o queijo ralado. Trés bom appétit e trés bon dimanche!