sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Dores injustificadas no corpo? Pode ser intolerância a glúten...

A celíase ou doença celíaca é causada por intolerância ao glúten e pode surgir em qualquer idade. O glúten é uma proteína contida nas farinhas de trigo, cevada, centeio, aveia, triticale, malte e painço e em todos os seus derivados, como a farinha, farelos, germe, etc.
Estudos mais aprofundados vêm sendo conduzidos no intuito de encontrar possível relação entre glúten e a artrite e vários deles apontam resultados positivos nessa direção.
A suspensão de farinhas com glúten em dietas de portadores de artrite demonstrou uma melhora inequívoca nas dores e inflamações de tecidos. Durante esses estudos foram também constatadas possíveis conexões entre glúten e outras doenças auto-imunes, como psoríases e hipotireoidismo.
Há exames de sangue específicos para detectar intolerância aos alimentos em geral.
Embora o glúten não seja necessariamente o causador ou detonador de toda artrite, pesquisas sugerem que uma diminuição ou mesmo uma completa supressão de farinhas que contêm glúten possa dar uma boa resposta para as dores no corpo.
O comércio de alimentos vem cada vez mais oferecendo produtos específicos para dietas especiais que podem ser encontrados nas prateleiras das padarias e supermercados, é verdade que ainda são caros e talvez careçam de sofisticação. Enquanto uns são meio quebradiços a outros falta sabor e atratividade, mas se pensarmos que o que concede fermentação e elasticidade aos alimentos é justamente o glúten fica fácil entender a dificuldade na obtenção de um produto final satisfatório.
Se nos dermos ao trabalho de ler o rótulo daquilo que ingerimos, vamos ficar surpresos ao perceber que alguns alimentos aparentemente inocentes podem ser indescritíveis vilões, isso sem contar com os pequenos lanchinhos que contêm glúten da primeira mordida ao último farelo das lanchonetes Mac e derivadas ou daqueles saquinhos que vai-se comendo às bocanhadas para enganar a fome enquanto se está ocupado com atividades inadiáveis.
A verdade é que ainda não foi inventado melhor remédio para a saúde que a prevenção.
Depois que alguma complicação se instala o corpo já está debilitado para reagir bem e a cada ataque fica mais cansado. São tantos os cuidados que dedicamos à aparência, porque não nos preocupamos igualmente com a saúde? Dá trabalho? Pode dar prazer também.
Escolher e talvez cozinhar aquilo que é bom para nossa saúde pode ser uma grande surpresa além de uma recompensa saborosa com o resultado final.
A goma xantana e o amido de tapioca substituem o glúten das farinhas na confecção de massas e pães. Segue um site que vende a goma http://loja.gastronomylab.com/goma-xantana.html e outro para saber tudo sobre glúten e onde adquirir produtos sem ele. http://www.riosemgluten.com.