sábado, 9 de julho de 2011

Almoço de sábado/domingo

Dia lindo, mas o frio não dá trégua. Eu pessoalmente fico bem feliz porque somos incompatíveis eu e o calor extremo, a única coisa que me consola são as frutas que na época do verão são maravilhosas. Com um dia lindo e fresquinho assim vale à pena uma boa caminhada, uma lufada fresca no rosto, uma ida rápida ao mercado do bairro e uma comidinha gostosa. Caneta na mão pra anotar os ingredientes antes de sair de casa!
Do livro da Letícia e meu Da Colheita para a Mesa, segue o inhoque de aipim e para acompanhar o almoço quem sabe o creme quente bicolor da página 94 ou caldinho de chuchu e alho poró da página 103? Passo a receita do inhoque a dou uma de sobremesa, o resto tá no livro esperando você utilizar, bom fim de semana ensolarado! Trés bon appétit!

Inhoque de aipim

Ingredientes:

½ kg de aipim cozido em água e sal
½ xícara de farinha de trigo peneirada
1 clara de ovo levemente batida
1 colher (sobremesa) de manteiga
Sal a gosto

Preparo:
Amasse o aipim ainda quente e acrescente os outros ingredientes. Em mesa enfarinhada,
faça “cobrinhas” de massa e corte pequenos nhoques. Numa panela de 5l, coloque água previamente salgada para ferver e vá deitando pequenas porções de inhoque para cozinhar. Quando vierem à tona, retire com escumadeira, escorrendo bem a água. Coloque em prato refratário e cubra com molho roux ou de tomates. Se não for servir imediatamente, deixe esfriar antes de aplicar o molho


Pudim/mousse de tangerinas com calda de gengibre

Ingredientes do pudim:

Suco caseiro de 3 tangerinas coado
½ lata de leite condensado
2 claras batidas em neve
1 pacotinho de gelatina incolor ou 13 gr de agar

Preparo:

Pincele óleo de cozinha em forma de pudim para untá-la. Se preferir, utilize formas pequenas ou ramekins. Hidrate a gelatina com um pouco de água e reserve por 10 minutos. Aqueça sem ferver e reserve novamente. Bata as claras. Misture o suco

ao leite condensado e, em seguida, adicione as claras cuidadosamente.Leve à geladeira por no mínimo 3 horas e tire somente na hora de levar à mesa. Desenforme e sirva com a calda.

Calda de gengibre

Ingredientes:

100 gr de açúcar
10 ml de suco gengibre (rale e coe em pano de algodão)

Preparo:

Leve o açúcar ao fogo brando, tendo o cuidado para não queimar, até que alcance a consistência de calda. Retire do fogo e aos poucos misture o suco de gengibre,mexendo sempre para não endurecer a calda, se isso acontecer retorne ao fogo brando e mexa até consegui a consistência de calda de pudim. Deixe esfriar e aplique.