sexta-feira, 11 de março de 2011

Whole Food Store

Nos anos 60/70, na High Street Kensington em Londres ficava uma das lojas mais badaladas, se não a mais badalada da cidade, a Biba de Barbara Hulanick uma polonesa que se radicou em Londres e inicialmente começou a vender roupas via correio.
Muito antenada e versátil, dos correios aos pequenos quiosques foi apenas um pulo para que as pequenas lojinhas se espalhassem como rastilho de pólvora por vários bairros de Londres popularizando moda prêt-à-porter e tornando-a acessível às jovens de classe média. Marcas como Mary Quant nasceram no seio de sua loja e a moda psicodélica e o chique retrô ocuparam de assalto alguns dos sete andares do suntuoso edifício, anteriormente uma loja de departamentos careta, que foi totalmente reformado revestindo cada andar com cenários dramáticos e cinematográficos para abrigar roupas, acessórios, maquiagem e um salão de sorvetes art nouveaux requintado no último andar, pit stop obrigatório para saborear um Knickerbocker glory ( sundae imenso servido em copos altos) entre uma compra e outra.
Em pouco tempo o dinheiro que veio dos quiosques foi pulverizado pelo mega investimento que demonstrou ser um engano inadministrável, a falência foi inevitável para a infelicidade de fashionistas e vítimas da moda, a Biba fechou deixando milhares de jovens moderninhas órfãs e na fossa. Os produtos da marca Biba e Mary Quant ainda circularam em outras lojas de departamentos e boutiques por uns bons anos antes de desaparecerem completamente do mercado.
O endereço que foi um sucesso hoje abriga um novo empreendimento atual, arrojado e engajado e já um indiscutível sucesso internacional, o saudável e trade fair (comércio justo)Whole Food Store de comida integral orgânica, não apenas vegetariana, servindo a todos os gostos de forma justa, natural e saborosa.
Nos anos 90, o casal John Mackey e Rene Lawson Hardy, dois americanos classe média começaram seu pequeno comércio natureba com um empréstimo de seus pais e desde então expandiram seu negócio por mais outros oito estados americanos chegando ao Canadá e mais recentemente a Londres, exatamente no endereço onde Barbara Hulanick abriu a Biba, no coração da High Street Kensington.
Ainda na entrada do Whole Food Store somos presenteados com o perfume de pães feitos ali mesmo, de várias farinhas, recheios e formatos, tudo embrulhado em recicláveis, o cenário da loja de tantos andares é lindo e faz bem a todos os sentidos que aguça de uma só vez!
Seguindo em frente, logo depois da padaria estão dois enormes balcões, um quente e outro refrigerado onde comida variada para ser levada é servida a quilo.
A seguir a adega que tem uma centena de rótulos orgânicos de toda a Europa e do novo mundo e mais à frente a área de laticínios que abriga algumas dezenas de queijos e iogurtes de diferentes procedências, infelizmente pasteurizados como exige a lei...
No subsolo um super mercado com cereais, frutas, verduras e legumes arrumados de maneira linda e escultural, uma verdadeira festa para os olhos!
Chocolates, chás, doces, biscoitos, geléias, cafés e desidratados de todas as partes do mundo, além de artigos para a saúde e vestuário têm departamentos organizados com consultores e provas desses produtos são oferecidas aos clientes a cada tanto.
No segundo andar uma praça de alimentação bastante diversificada, um bar e uma cafeteria pra ninguém botar defeito, com tortas deliciosas, e no cantinho, perto do elevador panorâmico uma pequena loja de presentes, nos outros andares que não estão abertos ao publico imagino que se concentrem estoques e escritórios de administração.
Os funcionários simpáticos são conhecedores daquilo que vendem e estão espalhados por todos os andares da loja prontos a dar informações muitas vezes necessárias, tal a abundância de produtos desconhecidos, coisas novas aparecem sempre e quando posso compro pra experimentar.
Bom se estiver ou se for a Londres vale fazer uma visita a High Street Kensington que é uma rua bem bacana, com muito pra se ver e sem tanta gente circulando.
Quando o xá da antiga Pérsia foi derrubado, com ele veio um grande comércio de alimentos persas; caviar, frutas exóticas e um mundo de cereais e legumes até então totalmente desconhecidos na Europa e voltados para os persas ricos que se refugiaram nesse bairro elegante, algumas dessas lojas ainda resistem bravamente e às vezes os donos nos presenteiam com uns dedinhos de prosa super ilustradores, com um bati um papo uma vez sobre a lima da pérsia, outra hora conto.
No mais a rua abriga o Waitrose um supermercado chique e variado, quase de frente o Holland Park onde pavões passeiam tranquilamente e onde acontecem às vezes concertos ao ar livre, o parque abriga um albergue e um café simpático e na primavera tem um perfume maravilhoso e árvores coloridas por tons leves das flores.
Ao longo da rua restaurantes de várias etnias, e no extremo em frente a Church Street um pequeno quarteirão gastronômico, alguns começam o dia com um café da manhã cheio de mimos como croissants de amêndoas fresquinhos e crocantes, pain au chocolat e baguetes francesas. Na 6 Old Court Place, num pequeno recuo da Church street está Maggie Jones's, surpreendente e meu favorito por muitos anos, prá lá de vale uma visita! (tel 44 (0)844 5672329) feita com reserva para jantar, é claro, no almoço às vezes nem precisa. Por pessoa sai mais ou menos R$ 45,00, bem razoável e imperdível!
Se você fala inglês e quer saber mais sobre a High Street Kensington visite o site: http://www.londontown.com/LondonInformation/Underground_Stations/High_Street_Kensington/6679/