quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

agora faltam apenas sobremesas! et voilá a ceia vegetariana!

Champignos portobelo fatiados ao creme de leite

Ingredientes:

1 pacote pequeno de champignons portobelo (branco)
150 gr de creme de leite gelado dessorado
1 cl de sopa de manteiga
Alho e cebola bem picados
Sal e pimenta ralados
1 cl de chá de molho inglês
1 cl de sopa de conhaque (opcional)

Preparo:

Lave bem, retire os talos e fatie os champignons, reserve. Refogue o alho/cebola na manteiga e acrescente os champignons fatiados, mexa de vez em quando em fogo brando até que o champignon escureça. Acrescente o creme de leite e os outros ingredientes, mexa ligeiramente, desligue o fogo e tampe a panela. Sirva em seguida.


Abóboras boleadas no vapor

Ingredientes:

1 bom pedaço de abobora baiana madura
Salsa picada

Preparo:

Pique bem a salsinha, descasque a abóbora e boleie com um boleador próprio para frutas. Cozinhe no vapor e quando for servir salpique com a salsinha.

Aspargos grelhados em azeite de trufas envoltos em massa folheada

Ingredientes:

1 pacote de aspargos frescos
Sal grosso
Azeite de oliva
Azeite de trufas
1 pacote de massa folheada congelada

Preparo:

Retire a massa do freezer tendo o cuidado de mantê-la em temperatura manejável, porém ainda fria Lave os aspargos com cuidado e corte 1 a 2 centímetros de talo. Grelhe em forno quente salpicado com sal e regado com azeite de oliva, quando estiverem macios retire do forno e deixe esfriar. Enrole na metade dois ou três talos com a massa e leve para assar em forno médio, quando o folheado estiver corado retire do forno e regue um com um fio muito fino de azeite de trufas, sirva com o arroz, os champignons e a abóbora.

mais receitas de fim de ano

Torradinhas de peras, roquefort e amoras

Ingredientes:

3 fatias de pão de forma branco
1 pêra pequena
100 gr de amoras firmes
6 cls de sopa de vinho late harvest
50 gr de roquefort
1 cl de creme de leite gelado e dessorado
Folhas de rúcula

Preparo:

Retire as cascas e toste cada fatia de pão ligeiramente, corte diagonalmente formando 2 triângulos e ainda quente enrole cada triângulo num rolo de massa arrendondando as torradas como canoas. Descanse as amoras em metade do vinho, descasque e corte a pêra em finas fatias e leve ao fogo brando com o restante do vinho por 2 ou 3 minutos, retire do fogo e deixe esfriar,reserve as frutas.
Misture o roquefort ao creme e reparta pelas torradas,guarneça com as pêras e termine com as amoras e uma folha de rúcula sobre elas.



Arroz perfumado

Ingredientes:

Talos de capim limão
Casca ralada de 1 limão siciliano
250 de arroz basmati
1 xc de chá de chá de jasmim concentrado
Alho picado
Cebola picada
Óleo vegetal
Sal
1 punhado de amêndoas fatiadas tostadas
1 cl sobr de manteiga


Preparo:

Lave bem o arroz e refogue no alho e cebola. Adicione os talos de capim limão e o chá, complete com água suficiente para cobrir o arroz, tampe e deixe cozinhar em fogo brando. Cheque a água a cada quanto para que não seque. Retire os bulbos do capim limão depois de 15 minutos e acrescente sal e a casca do limão, quando estiver quase no ponto desligue o fogo e deixe o arroz terminar de cozinhar no vapor. Na hora de servir acrescente a manteiga e salpique as amêndoas tostadas sobre o arroz.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Cardápio de festas

Uma chuva amena deu trégua a secura e ajudou a umedecer o tempo e a evitar mais fogo. Veio pequena e depois foi crescendo, esfriando o solo sem machucar nem fazer muitas poças, sem grandes estragos se apagou aos poucos.
O incêndio descontrolado em Haifa foi assustador e levou muitos dias, muitas vidas e identidades enquanto durou. O fogo purifica, dizem, mas primeiro queima,muito,arde muito.O extremo tem essa qualidade embriagante de destruir e queimar.
Diz-se que com o desenvolvimento da inteligência e através da observação, o homem conseguiu produzir o fogo, ao que parece somos uma civilização que se divide em antes e depois dele. Como todas as nossas invenções têm sempre um lado obscuro, o fogo não é exceção, mas aqui no nosso caso, sob controle pode criar delícias pras festas de fim de ano. Devagar vamos chegar lá, comecemos então por duas entradas fáceis, frescas e saborosas, nossas festas caem em pleno verão enquanto na Europa a neve e o frio pedem comidas mais quentes. É certo que o calor nunca nos impediu de num verão de muitíssimos graus de consumir feijoada com muita pimenta, mas vale pegar leve, então vamos lá!

Patê de avocado(avocado-olhar em postagens mais antigas)

Ingredientes:

1/2 avocado por pessoa
2 a 3 colheres de sopa de queijo tipo boursin
sal e pimenta ralados
suco e casca ralada de 1/2 limão siciliano
1 fatia de pão integral
azeite
1 dente de alho bem picado
folhas grandes de manjericão fresco

Preparo:

amasse bem o avocado e misture metade do suco de limão, a casca ralada e o queijo creme, a mistura deve ficar firme, experimente e tempere com sal se achar necessário,mantenha coberto na geladeira. Corte fatias verticais da fatia de pão integral e frite no azeite e alho, virando de vez em quando até quase tostar. Na hora de servir use pratos de sobremesa e disponha o patê numa lateral, enquanto na outra coloca as fatias torradas umas sobre as outras,guarneça com uma folha de manjericão na lateral do patê.


Tabule de trigo argentino

ingredientes:

1a etapa-
1/2 xc de trigo argentino
1 a 2 tomates bem picados
1 punhado de salsa/cebolinha bem picados
1 punhado de hortelã fresco bem picado
1 punhado de sementes de romã
sal
azeite
2a etapa-
1 maca acida
gotas de limão
1/2 cebola cortada em rodelas muito finas
azeite
2 a 3 cls de sopa de açúcar mascavo

preparo:

1a etapa-
deixe o trigo de molho por 1/2 hora, depois escorra bem a água até que fique seco e misture aos outros ingredientes.
2a etapa-
lave bem e corte a maçã em rodelas verticais, mantendo a casca e o talo, retirando apenas os caroços misture ao limão e reserve. Leve a cebola para dourar e junte as fatias de maçãs, uma pinça culinária e o melhor utensílio para esse preparo. Quando as maçãs começarem a amaciar junte metade do açúcar aos poucos e deixe que apenas dourem antes de retirar. Mantenha a cebola em cozimento e adicione o restante do açúcar até que fiquem carameladas. Em prato de sobremesa disponha o tabule e na lateral as fatias de maca sobrepostas, terminando com um pequeno arranjo de cebolas. A salada deve ser servida fria com os acompanhamentos quentes.