quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Tropicália

Chega essa época do ano e o Rio mais do que nunca faz jus a sua tropicalidade.
O calor e as águas da chuva perfumam de mata atlântica cada esquina da cidade e o sol nas bancas de revista ilumina as jaqueiras urbanas que começam a se enfeitar.
O cheiro das mangueiras abarrotadas provoca suspiros desavisados nos pedestres que a olhos compridos admiram a distância no doce balanço a caminho do mar sem lenço e nem documento, mas quem precisa?
Meu cunhado quando veio ao Brasil pela primeira vez ficou abismado quando soube que muitos dos bananais no caminho de Santa Cruz eram fruto de floração espontânea e ele que tinha o maior trabalhão pra plantar e cuidar de bananas em solo israelense ficou quase indignado com tanta exuberância, mas de bananas já falamos, voltemos então as mangas e jacas.
Jacas não são frutos de mais ou menos ou ama-se ou odeia-se. Eu como filha de nordestinos, o que é apenas uma desculpa para tanto e não uma regra geral, adoro jaca!
Um dia fazendo experimentos na cozinha criei um caramelo que nem eu acreditei de tão bom ficou!Juro que nunca comi nada tão delicioso ainda mais acompanhado de camembert em pequenos canapés. Depois de comer uns quantos, num delírio glicêmico, pensei até em criar uma fabriqueta artesanal de caramelos tropicais, mas vamos as mangas que são um pouco mais unânimes, que tal um mango chutney tropical rápido e caseiro? Então mãos a obra!

Ingredientes:
2 kg de mangas maduras firmes descascadas
3 cls sopa de azeite
1 cl de chá de pimenta em flocos ou pimenta calabresa ralada
2 1/2 xc de cebola roxa
1/4 xc de gengibre ralado
1 xc de pimentão vermelho bem picado
150 ml de suco de abacaxi fresco
120 ml de late harvest (vinho branco doce)
1/2 xc de açúcar mascavo
1 1/2 cl de sopa de curry
*Sal kosher e pimenta branca ralados
1/2 xc de passas louras

Preparo:
Corte as mangas em cubos e reserve, salteie ligeiramente por alguns minutos os flocos de pimenta para dar sabor ao azeite e mexendo sempre adicione a cebola, o gengibre e o pimentão mexa por mais 1 ou 2 minutos. Acrescente a manga e refogue tudo por mais 2 ou 3 minutos. Misture em um recipiente o suco de abacaxi, late harvest, açúcar e o curry e adicione à mistura refogada, aqueça tudo em fogo brando por 30 minutos, sempre mexendo e finalize temperando com o sal e a pimenta ralados.

*O sal kosher não é iodado, o que é melhor para cozinhar já que o iodo deixa o sal de cozinha com um leve gosto de metal o que no caso do chutney comprometeria o sabor do produto final.