quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Sucos pra lavar a alma!

Hidratar, alimentar, energizar e afastar todos os males, amém! Carnaval batendo a porta e toda energia é pouca pro calor e a baixa umidade, então a palavra de ordem é hidratar! Água de coco com hortelã, suco de laranja com uvas verdes e gengibre, limonada com alecrim fresco, suco de tomate com limão e pimenta e água, muita água pra limpar a cana, o mormaço e o cansaço. Fruta, muita fruta fresca que o verão é pródigo e nessa estação quentíssima  o que hidrata, alimenta e energiza é o que a terra dá. Entre fevereiro e março tem muita laranja, abacaxi, ameixa, banana, caqui, figo, fruta do conde, goiaba, jaca e limão, maracujá, melancia e melão, tudo quase líquido e super vitaminado! Procure o que estiver mais barato porque é o que está na estação. Dá pra centrifugar ou bater com iogurte e congelar ou cortar em pedaços e misturar com alface, ervas, temperos frescos picantes ou criar sorvetes solos ou misturados. Se as frutas forem orgânicas lave bem a casca e deixe numa garrafa d'água pra refrescar, na água gaseificada o sucesso é garantido e um talo de alecrim dá o toque final. Os sucos ou o bagaço da centrifuga podem virar cubos de gelo e incrementar um saquê, vodka ou cachaça pra não desidratar. Uma coisinha salgada de vez em quando ou uma água prata ajudam a regular o gasto de sódio que o suor se encarrega de eliminar e nos deixa com menor sensação de cansaço. Para não gripar um punhado de gengibre fresco e hortelã podem fazer parte de qualquer mistura, as frutas secas batidas com as frescas também fazem um suco delicioso e nutritivo além de ajudar a limpar os excessos. O tempo é sempre curto quando em festa e todo cuidado é pouco pra não exagerar nos embutidos, enlatados, pré salgados e refrigerantes que podem acabar com a festa antes dela começar, a semana é sem regra e sem lei e a carne é fraca e se mal alimentada vai pedir pra sair antes do primeiro tempo terminar! Bom carnaval!

Carnaval by wikepedia

Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C.É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspiraram no Carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinke.
O carnaval do Rio de Janeiro está atualmente no Guiness book of records como o maior carnaval do mundo, com um número estimado de 2 milhões de pessoas, por dia, nos blocos de rua da cidade.Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, da cidade do Recife, como o maior bloco de carnaval do mundo.