sábado, 17 de agosto de 2013

O embate do chá




Um mestre de cerimônia do chá ofendeu acidentalmente um samurai e rapidamente de desculpou, porém sentindo-se ultrajado o soldado exigiu que o impasse fosse decidido na ponta de sua espada. O mestre que não tinha qualquer experiência com espadas pediu conselho de um monge amigo, experiente em lutas enquanto bebiam chá. O monge se desculpou por não poder ajudá-lo, mas vendo-o preparar o chá observou sua perfeita concentração e tranquilidade e disse: “amanhã, quando for duelar com o soldado, mantenha sua espada levantada como se fosse atacar, mas encare-o com a mesma concentração e tranquilidade com que prepara a cerimônia do chá.” No dia seguinte, na hora marcada para o duelo o mestre seguiu o conselho do monge. No dia marcado o samurai preparou seu ataque e encarou por alguns minutos a expressão calma e atenta do mestre, desconcertado baixou sua arma e saiu se desculpando pela arrogância sem que nenhum golpe tenha sido desferido.(conto zen budista)

 

 

Um connoisseur de vinho dirá que os brancos combinam com peixes e aves enquanto os tintos com carnes, massas e queijos, mas com a chegada dos vinhos do novo mundo algumas regras caíram em desuso e as combinações foram reacomodadas, com o chá aconteceu algo bem parecido. Durante décadas o chá preto aromatizado ou não foi considerado o único acompanhante de comidas enquanto os demais eram tomados sozinhos sem quaisquer acompanhamentos, na China bebe-se chá com ou sem motivo, com verduras, legumes, frutas secas e nozes variadas e também nas refeições formais e na Europa se antes o chá não ousava hoje nos salões de chá centenas de variedades de chá são servidas para serem degustados com os tradicionais sanduíches de pepino, doces, tortas e biscoitos. São chás na forma mais simples ou aromatizados ou blends ou defumados como o lapsong souchon que chegam a beira do sabor de bacon e se comportam maravilhosamente com massas cozidas nele! O oolong se supera como acompanhamento de um prato de verduras e legumes que podem ser preparados no vapor de um chá de jasmim onde arroz está sendo cozido numa festa de aromas e sabores!

Para o chá da tarde Earl Grey é perfeito com toques de frutas cítricas e para acompanhar as sobremesas os mais achocolatados ou os verdes que equilibram pratos muito adocicados, mas para terminar puer sempre, nada mais digestivo, saboroso e dietético!

Os cardápios de chá atualmente trazem uma infinita variedade e pesquisar e experimentar é preciso que é dessa forma que se aprende e se constrói o paladar para chá!