sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Sushi à brasileira

Eu nunca fui muito louca por arroz, dito isto, lembrei de uma versão que adoro e que acho que vale à pena colocar em prática para o almoço de fim de semana, de uma forma híbrida digamos assim. As misturas no Brasil sempre se mostraram saborosas e bonitas, tantos foram os imigrantes que se enraizaram e ainda se enraízam nessas terras, e que encontrando falta de ingredientes naturais de seu solo foram substituindo umas coisas por outras coisas, colocando uma vírgula aqui, umas aspas ali, criando uma culinária que redundou em pratos miscigenados arrancando exclamações de entusiasmo e para os quais existem as mais diversas versões e disgressões que pouco importa quando o sabor final diz ao que veio.
Novas levas de imigrantes chegam a cada quanto e mais familiarizadas com a diversidade que há a se oferecer no Brasil debruçam-se entusiasmados sobre nossas águas e matas, e se um dia fomos nós os que sofremos influências, hoje quem aqui chega busca e leva com nome e sobrenome, ingredientes para realçar as cozinhas de seus países.
Então voilá, sushi a brasileira e de sobremesa sugiro o pudim de fruta do conde com calda de gengibre, na página 135 do Da Colheita para a Mesa, bon appétit!

Sushi à brasileira

Ingredientes:

1 xc de chá de arroz japonês
1 xc de chá de água
½ xc de chá de leite de coco
raspas de coco sem açúcar
sal a gosto
óleo de arroz (se quiser sabor mais acentuado use o de gergelim branco)
folhas de couve manteiga orgânicas
2 a 3 dentes de alho bem picados
geléia de pimenta (opcional para acompanhar o sushi)

Preparo:

Cozinhe o arroz na água e sal por 15/20 em fogo brando, quando a água começar a secar junte o leite de coco, se for preciso junte um pouco mais de água e um pouco mais de leite, o arroz deve ficar empapado, mas não aguado. Desligue o fogo e mantenha a panela tampada quando o líquido estiver secando para que o vapor termine o cozimento e o arroz não grude na panela.
Lave bem a couve, retire o talo central e refogue no óleo e alho, essa folha vai fazer às vezes da alga ao enrolar o sushi, portanto o refogado não deve ser demorado para que a folha não amoleça. Com luvas de borracha para não queimar as mãos use uma esteirinha de sushi e se não tiver a esteira use apenas o papel filme. Espalhe o arroz sobre o filme, ligeiramente umedecido com água, em formato quadrado, recheie com as folhas de couve e enrole como um rocambole e aperte bem para que o arroz não se solte, depois de firmemente enrolado abra a embalagem e espalhe sobre ela coco ralado, repita a operação de apertar o rocambole, cuidando para que as raspas de coco sejam homogeneamente distribuídas. Retire da embalagem com cuidado e corte em sushis altos com faca bem afiada. Como acompanhamento, sugiro fatias finíssimas de banana da terra fritas, feijão branco muito temperado com alho picado com doses de curry e cominho bem combinados e um fatia generosa de tofu defumado colocada no feijão durante o cozimento. Farofa de alho na manteiga com cenoura ralada casa bem com esse prato.