terça-feira, 10 de abril de 2012

Et Vive Troisgros!

Sou fã de bom humor e de cozinha bacana que tem não apenas boa comida, mas boa administração, funcionários que sabem o que fazem e delicadamente indicam, quando num muxoxo acho que o vinho, quem sabe pode estar frio além da conta sendo um tinto, ser essa é a temperatura ideal para diminuir a acidez da uva Gamay. O vinho escolhido foi o de rótulo da família Troisgros. A Boucherie do Troisgros é na Dias Ferreira, Leblon. Lindinha e bem tratada é servida por garçons que dançam com leveza pelo salão enquanto sugerem, servem e sorriem com naturalidade passeando entre as mesas. O melhor? Apesar de ser um “açougue” tem um rodízio de comidas vegetarianas excelente, além de oferecer de entrada aipim com brie, fondue de reblochon e salada com queijo de cabra, que ou muito me engano ou é do Capril De Ville. De repente foram aparecendo na mesa como num milagre batatas que poderiam ser chamadas de asas de anjo,fininhas, encaracoladas e fritas quase pra ninguém perceber que foram um dia mergulhadas em óleo,verdadeiras hóstias! Farofa com farinha grossa caprichada no alho,torradas compridas e transparentes, com manteiga, nada mais francês, e bolinhas de queijo de cabra cremoso com pimenta. O rodízio veio chegando cheiroso e rapidamente passou a delicioso assim que tocou nossos pratos; ratatouille (toujours ma préférée), chuchu fatiado e creio gratinado, tomates grelhados, purê de maçã com maracujá, purê de baroa, arroz maluco, salada de beterraba ao roquefort, enfim, uma farra! O vinho desceu lindamente acompanhado! No final o garçon nos ouviu dizer que era aniversário do Chico, meu filho, e todo animado já ia em direção ao bolo, mas foi barrado. Chico não gosta nem um pouco dessas coisas, o que foi realmente providencial, porque fomos brindados com um petit gateaux que explodiu em doce de leite mal sentiu o toque do garfo e veio muito bem acompanhado por sorvete de tapioca, um favorito sempre!
É claro que o chef e seu trabalho dispensam quaisquer comentários, mas é bom para vegetarianos saber que ele também pode ser apreciado por quem não come carne.
O artigo foi mesmo para matar as saudades, ando assoberbada escrevendo outro livro. Rota do Oriente vai bem obrigada, e deve ser lançado por esses dias, Assim que souber convido, espero que venham na noite de autógrafos e que gostem do resultado de minha viagem histórico/gastronômica pela Galiléia! Bom appétit toujour! Santé!