sábado, 19 de novembro de 2011

Gelatina é composta de resto de animais, adoçantes e...

Esses dias buscando num site kosher por gelatina vegana no Brasil (a maioria das gelatinas kosher são veganas, mas não necessariamente) fiquei sabendo que os componentes da gelatina em folha e da em pó com sabor da marca Oetker são diferentes. Em geral a gelatina é composta de tendões, peles, ossos e gordura de boi, mas na gelatina em folha os componentes são de porco e não de gado. A gelatina industrial, e são inúmeros os produtos que nem imaginamos que a usam para dar consistência final mais firme, não é a coisa mais saudável do mundo como fomos habituados a pensar desde pequenos. Recentemente a gelatina de sabor comum passou a ter um acréscimo de adoçante junto com o açúcar, além claro de levar corantes que permitidos pela a ANVISA não têm igual aceitação em outros países que regulam alimentos.
A quantidade de colágeno encontrada nas gelatinas comercias pelas quais muitas vezes são procuradas não justifica sua fama, assim que, vale à pena dar uma olhada atenta aos rótulos e fazer a conta, os produtos que levam gelatina, quaisquer que sejam não são nem vegetariano e nem veganos, mas existe no mercado substituto para a gelatina e o mais popular é deles é o Agar Agar que leva em torno de uma hora para gelificar e não necessita de refrigeração. Como a maioria de nós não está habituada ao seu uso as primeiras tentativas podem ser frustrantes, nada que não possa ser consertado, reaquecer para liquefazer o Agar não estraga a receita e assim vai se chegando a quantidade necessária para se preparar sobremesas, recheios e pratos salgados sem grandes problemas.
As vantagens do Agar sobre a gelatina? Em primeiro lugar não é composta de “restos de animais” e é totalmente vegetariana. Extraída de algas marinhas que, por assimilarem grande quantidade de minerais na água do mar, são ricas em fósforo, iodo e sais minerais além de possibilitar a gelificação nas misturas de sucos ácidos, às vezes impossíveis de atingir ponto com gelatinas comuns e que com uma pequena dose extra de Agar fazem um sucesso!
Uma colher de sopa de Agar em flocos é equivalente a uma colher de chá de Agar em pó, para cada 2 xícaras de líquido usa-se essa medida que pode ser um pouco aumentada ou diminuída dependendo do resultado desejado. Algumas frutas contêm enzimas que impossibilitam o Agar de gelificar e precisam ser previamente cozidas, entre elas as mangas, mamões e abacaxis que a partir do cozimento podem virar suco e com adição de uma quantidade pequena de açúcar ou sal quebrar essas enzimas e dar o ponto final, experimente!