domingo, 13 de dezembro de 2009

As rosas não falam...

Talvez em qualquer outra estação, mas na primavera todas as flores falam e algumas delas ainda por cima são comestíveis e incrivelmente saborosas.
Antigamente havia mais trabalho na terra para homens do que para máquinas e o alimento que chegava a nossa mesa tinha o tratamento delicado da mão de pessoas que com ele tinham intimidade e sabiam a época propicia de plantar e colher cada flor e fruto.
Hoje, fora da estação, achamos a nossa disposição os mais diversos frutos, legumes e verduras e às vezes nem sabemos do que se trata... Mas não se preocupe que eles vão cair em nossas mãos, chefs e experts e nós faremos você cobiçar essa coisinha sofisticada e recém-chegada ao mercado que quase ninguém conhece com receitas caídas do Olimpo!
Agora falando sério... Perdemos a sasonalidade daquilo que comemos e muitas vezes privilegiamos alimentos para os quais nossos corpos não estão preparados; fora da estação ou cheio de aditivos...
Quando vamos à feira ou ao super mercado e é, por exemplo, estação de tangerinas, nosso olfato as detecta a mega distâncias e nossas papilas gustativas imediatamente incitam salivação, ficamos com a boca cheia d’água e imediatamente todo o nosso corpo se prepara para receber esse fruto.
Na estação propícia acontece a fartura que torna os alimentos mais baratos, época em que nossas avós e suas ancestrais tinham sempre receitas para prepará-los, desde doces caseiros a remédios eficientes de dar inveja a qualquer alquimista!
A receita que segue é para pouca quantidade e pode ser aumentada proporcionalmente. Essa geléia além de ser saborosa sobre torradas simplesmente, é também excelente para temperar frangos e codornas, cobrir e rechear bolos e sorvetes, além de se agregar bem a pudins e gelatinas e tudo pode vir romanticamente acompanhado de pétalas glaçadas.

2 xícaras de pétalas de rosas sem pesticida e bem lavadas
2 ½ xícaras de açúcar
1 cl pequena de essência ou água de rosas comestível
gotas de limão

Numa panela de ágata, preferencialmente, despeje as pétalas, cubra com o líquido e cubra com o açúcar. Cozinhe em fogo baixo, sempre mexendo, por aproximadamente 30 minutos ou até que tenha aparência e consistência de geléia . Depois de pronta deixe esfriar e use, se for armazenar é preciso esterilizar e vedar bem o recipiente.
Para as pétalas glaçadas:

pétalas sem pesticidas, bem lavadas e secas ao ar
1 ou 2 claras de ovo batidas em neve
açúcar vanilado

passe cada pétala na clara e depois no açúcar e deixe secar sobre papel manteiga, depois é só aplicar na decoração.