quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Terrine de boursin caseiro com cebola desfiada em caramelo de laranja

Terrine de boursin caseiro com cebola desfiada em caramelo de laranja

Ingredientes:

2 ½ xc de queijo tipo boursin cremoso (encontre nas postagens mais antigas do blog)
½ xc de coalhada seca ou creme de leite gelado e dessorado
1 cl de sobremesa de Agar dissolvida em água
2 cebolas finamente cortadas
1cl de sopa de manteiga
½ copo de suco de laranja
1 ½ cl de sobremesa de açúcar mascavo
1pitada de cravo em pó
1 avocado
Suco e raspas de1/2 limão siciliano
Pimenta do reino em grão
Azeite trufado

Preparo da terrine:

Dissolva o Agar em ½ xc de água filtrada e leve ao fogo, apagando assim que começar a ferver, deixe esfriar antes de misturar ao boursin e a coalhada (ou creme de leite). Unte com óleo vegetal uma forma comprida de pão e despeje aí a mistura, levando a gelar por 3 ou 4 horas antes de servir.

Preparo das cebolas:

Dissolva o açúcar e a canela no suco de laranja e reserve Refogue a cebola na manteiga, em fogo brando até começar a dourar, então comece a regar a mistura aos poucos com o suco de laranja. Assim que a cebola começara escurecer e ficar com aparência caramelada e com o líquido reduzido tire do fogo e deixe esfriar. Desenforme a terrine, e sirva fatiada. Guarneça com as cebolas e o avocado fatiado.

Avocado fatiado

Preparo:

Corte o avocado ao meio e descaroce, com faca muito afiada corte fatias ao longo do corpo da fruta (pode-se manter a casca) regue com o limão e salpique a casca, arranje na lateral da terrine, regue com um fio de azeite de trufas e rale sobre as fatias a pimenta do reino.


Agar- gelatina de origem vegetal ( algas)

domingo, 17 de outubro de 2010

Vai almoçar em casa?

Por mais que não se queira e até se resista é impossível não cair na rede, virar peixe plugado navegando na net. Às vezes acho que não é só para encontrar quem perdemos, nem para encurtar as distâncias ou fazer novos amigos, pescar namorados ou um colega bacana de escola, perdido nas entrelinhas do tempo. Eu, por exemplo, uso para pesquisar livros inteiros filhos de últimas edições ou desaparecidos até dos sebos e disponibilizados apenas na internet.
Faz-se compras, compara-se, discute-se, concorda-se, discorda-se, retira-se e acrescenta-se, mas no final acho que a internet foi com o tempo se vestindo de conteúdo bem mais prosaico; reunir pessoas num espaço quieto e calmo.
Outro dia quase por milagre encontramos eu e Cláudia minha amiga, um espaço de improvável silêncio num shopping da zona sul carioca. A idéia era comer comida boa e colocar a vida em dia, fizemos isso de boa maneira e além; de sobremesa saímos para uma peregrinação feminina pelas vitrines e lojas que não podia terminar sem uma última passada pela livraria, parada obrigatória para uma bisbilhotada, água sem gás e café, completo é claro, antes da gente se despedir.
Já quase não saio para comer fora, às vezes vou a um café na contra mão da hora ou um almoço em horário hospitalar para constrangimento dos que trabalham na casa e inadvertidamente abram a porta da cozinha fazendo piada ruidosa num salão que deveria ainda ser reduto de moscas e que para surpresa e azar já pode estar ocupado.
Os restaurantes vivem cheios e aparentemente ligados em sistema dolby de conversação tornando possível escutar a contragosto as partes mais íntimas de uma vida sendo expostas do outro lado do salão; a privacidade não tem mais qualquer pudor num universo de celebridades e tudo isso por uma módica quantia a quilo, massificada, aquecida no micro ondas, muito doce ou muito salgada, remexida de tal maneira que os ingredientes se tornam uma incógnita.
Coisa feia falar mal da cozinha alheia, mas é que me entristece muito que as mãos do Troisgros não prestigiem os vegetarianos, não é mesmo a praia dele, mas...
Gosto bem do Garcia e Rodrigues, embora para vegetarianos o menu seja curto demais e por mais saborosa a massa, tem um dia que basta! Alessandro e Frederico têm mais opções, fica na parte quase externa de um shopping, (sempre eles!...) é que gosto de comer perto de casa e depois voltar caminhando pelo bairro, conversando com as últimas notas de um vinho seco ou sobremesa feliz.
Então mãos a obra para um risoto rápido e umas peras em late harvest para o almoço de hoje. As peras podem ser servidas frias ou quentes acompanhadas de sorvete de baunilha básico/fácil que está em postagens mais antigas. Bon apetit e bon dimanche!

Risoto de limão siciliano


Ingredientes:

2 xcs de arroz arbório
1 cl de chá de alho picado
1 cl de sopa de cebola picada
Óleo para refogar
1 litro de caldo vegetal (1 ou 2 cubos na água)
½ xc de suco de limão siciliano
Casca ralada de 1 limão siciliano
1xc de vinho branco de boa procedência
1cl de sopa de manteiga
100gr de parmesão ralado
Sal agosto


Preparo:

Refogue o alho e a cebola no óleo e acrescente o arroz. Mexa por 2 ou 3 minutos, cubra com a metade do caldo, cozinhe em fogo brando. Antes de o arroz começar a secar, acrescente o resto do caldo e o suco de limão, abaixe o fogo, sempre observando o cozimento, se necessário acrescente mais liquido. O arroz deve manter consistência cremosa. Quando começar a amolecer adicione o vinho, mexa e antes que o arroz comece a secar junte a manteiga e o parmesão e mexa bem. Desligue o fogo e deixe a panela tampada por 2/3 minutos antes de servir.

Peras no late harvest e sorvete de baunilha

Ingredientes por pessoa:

1 pêra não muito madura
1 copo de late harvest
1 receita de sorvete de baunilha

Preparo:

Descasque a pêra e reparta ao meio, retirando as sementes com cuidado, mantendo o talo fixo em uma das partes. Leve para cozinhar e fogo brando no late harvest por 20/25 minutos ou até que esteja macia, mas sem desmanchar.
Retire a pêra do vinho e deixe esfriar. Reduza o vinho, ainda em fogo brando, a menos que a metade. Na hora de servir coloque as duas metades lado a lado com uma bola de sorvete no centro e regue com o vinho.



O late harvest é um vinho branco de colheita tardia de tom dourado pujante e sabor quase licoroso, é geralmente degustado com sobremesas, queijos e frutas e deve ser servido bem gelado. O aroma é intenso com toques de frutas, flores e madeira (carvalho) tem retrogosto bastante marcante. A vinícola Aurora tem um late harvest bem razoável e a preço bom.