quarta-feira, 16 de junho de 2010

Pães exigem experiência

Muitas vezes nos deparamos com receitas que parecem, e muitas vezes são mesmo, inspiradoras, mas na hora da confecção algo parece que dá errado.
O pão, apesar de parecer de simples confecção, não é, enquanto não se sabe como manipular seus humores.
Quando se tem experiência na feitura de pão, a gente sabe que uma vírgula aqui,umas aspas ali, uma exclamação mais prá lá, são significativas, e como!
Se pensarmos na estrada percorrida pelo pão,é possível perceber de quantas maneiras mudou.
Do mingau insosso ao bolo doce e dele ao pão ázimo, até a descoberta casual do fermento e até aqui, a essa tentação insuperável que é hoje. Mas tem truques...
Na maior parte das vezes, o que fazemos em casa fica meio fofo, meio fosco, meio pesado.
Fica sempre a dúvida da temperatura do líquido, de que fermento usar, e, uma quase certeza: pão caseiro, não fica crocante! Puro mito! Ele pode ficar...
O primeiro módulo do curso de gastronomia vegetariana já fechou as inscrições, a aula é de pães brancos e integrais, massa de pizzas, molho de tomate e variações e a
canelinha de cada receita.
Mais informações sobre os próximos, basta acessar o blog ou deixar um recado no facebook.

o que é ser vegetariano

Na verdade não comer qualquer tipo de carne ou frutos do mar, ou quaisquer outros animais, não define inteiramanente um vegetariano. Existem categorias como os lacto-vegetarianos, ou os ovo-lacto-vegetarianos, ou ainda os vegans, que não consomem qualquer produto de origem animal. Já está ficando morto de fome?
É nessa vertente que entra um chef cordon vert...
Num país como o Brazil, principalmente, por ser tropical e proporcionar tantas variedades de legumes, verduras e frutas, o cardápio é simplesmente infindável, e, certamente não precisa ser nem monótono e nem indigesto.
A maior parte da culinária indiana por exemplo volta-se para a comida vegetariana, a mediterrânea idem, e o que dizer da oriental, que gosto exótico à parte, usa muitos legumes, vegetais e frutas nas suas cozinhas?
Seja por opção ideológica, religiosa ou mesmo por falta de recursos, esses países se dedicaram a uma alimentação pobre em carne animal, que favorece a uma vida mais saudável ao longo dos anos. Claro está que é necessário mais do que apenas uma boa alimentação para gozarmos de boa saúde e vida longa. Enfim, vamos ao que interessa.
Curryes, massa, pães e pizzas, risotos, cones e wraps, falafels,quiches e tortas salgadas, cozido e até feijoada, omeletes e tortillas. Veloutées, cremes, sopas e saladas, entradas e canapés, enfim, uma variedade que pode ser bonita e saborosa além de equilibrada. Ao contrário do que muitos pensam, o vegetariano não será subnutrido por falta de ingredientes, mas, às vezes, pelo excesso de algum deles. Subnutrido pode ser gordo, mas com falta de nutrientes que mantenham a saúde equilibrada. Um nutricionista ou um chef ( que em geral têm aulas de nutrição e combinação básica de alimentos)podem sempre ajudar aos que já são vegetarianos, aos que querem ser, ou aos que simplesmente desejem variar um pouco.Quer uma receita saborosa e fácil? Bom apetite!

Falafel de lata

Ingredientes:

1 lata de grão de bico
1 cebola
2 dentes de alho bem picados
3 cls de sopa de salsinha bem picada
1 cl de chá de coentro bem picado
1 cl de chá de cominho em pó
2 cls de sopa de farinha de trigo
Sal e pimenta ralados


Preparo:

Escorra o grão de bico e processe rapidamente com os outros ingredientes, a idéia é uma mistura rústica que uma vez frita fique crocante. Molhe as mãos e faça pequenas bolinhas para serem fritas até dourarem. Abra um pão árabe e coloque os falafel, tahini e salada a vontade.