sábado, 11 de junho de 2011

Almoço de sábado à beira do Mediterrâneo

Dias de verão lindo em Israel e camaradas também, tem sempre uma brisinha ou uma nuvenzinha encomendada pra amenizar o calor que no verão daqui é geralmente de matar. Fico bem perto do mar onde mora minha irmã e cada pôr de sol devia ser uma festa igual ou maior que a dos fins de tarde no arpoador, quanta beleza!...
Bom, hoje acordei hiper cedo e me programei para ir a Haifa, peguei o trem com minha sobrinha e fomos tecendo uma conversa fiada até ela chegar na estação dela e eu na minha. Desci perto do porto e caminhei até o carmelit que é uma espécie de bondinho que serve a umas cinco estações morro acima; o centro é lá no topo da montanha e a vista é deslumbrante, mas uma vez o turismo feito, e é bacana, não se tem muito pra ver ou pelo menos eu não sei onde procurar, dito isto rapidamente achei um mercado chique e fui entrando. Os cheiros aqui têm uma característica embriagadora, é como se a gente não estivesse confinado num lugar a portas fechadas tal o frescor e buquê que se desprende das frutas, verduras e legumes numa abundância que é a marca da hospitalidade dos povos que vivem à beira do mar mediterrâneo. Bem mãos a obra pra preparar o que foi comprado! Variações de queijo: de cabra comum, de cabra trufado, queijo amarelo envelhecido em vinho bordeaux, damascos frescos (em plena temporada!) e cerejas maduras, et voilá, para acompanhar um tinto orgânico merlot 2006 da vinícola Yarden e um Mersault estupidamente gelado! Bom appétit!
(No Rio de Janeiro, na feira orgânica da Glória é possível encontrar variações de queijo de cabra sólido, não sei se a Expand ainda comercializa o vinho Vida Orgânica argentino de excelente qualidade que servíamos no Café Vert)

Salada de maçã ao curry

Ingredientes:
2 maçãs fuji bem lavadas em cubos
1 maçã ácida bem lavada em cubos
1 talo de aipo bem lavado em cubos
Punhado de passas
2 cenouras raladas em ralo grosso
Folhas de alface roxa picadas
1 cl de sobremesa de manteiga
1 cl de sopa de curry
1 pitada de canela
Metades de nozes

Preparo:
Salteie as maçãs e o aipo na manteiga por 4 a 5 minutos, mexendo de vez em quando, apague o fogo e adicione o curry e a canela, tampe por 2 ou 3 minutos, adicione as passas e reserve. Em pratos individuais arrume com cilindros de inox da seguinte forma: 1 camada das maçãs com aipo e passas e por cima bem prensado, um punhado de cenoura, termine com uma ½ noz, arrume o alface a volta do cilindro e coloque o molho antes de desenformar.

Molho:
Inredientes:
1/2 xc de azeite
1/2 xc de suco de manga
sal e pimenta ralados

Preparo:
Misture muito bem os ingredientes e sirva

Pão integral de grãos

Ingredientes:
200 gr de farinha de trigo
200 gr de farinha integral fina
250/300 ml de água morna
1 cl de sopa de fermento granulado instantâneo
1 cl de sobremesa de sal
1 cl de chá de açúcar
3 cl de sopa de grãos variasdos
1 ovo
1 saco plástico próprio para armazenar alimentos, de tamanho médio ou grande

Preparo
Ligue o forno em temperatura máxima.Misture os ingredientes secos e acrescente a água aos poucos.Forme uma bola e passe farinha antes de colocar em saco plástico que deve permitir bastante espaço para fermentação. Crie um pouco de ar no saco e deixe a massa descansar longe de correntes de ar e em local aquecido por umas 4 horas.
Enfarinhe as mãos e os dedos e retire a massa do saco.
Espalhe farinha num tabuleiro, formate o pão inteiro ou faça pequenos pães e cubra com o ovo batido, salpicando bastante sementes por cima Leve ao forno quente por aproximadamente 25/30 minutos ou até que ele esteja dourado e possa sentir o cheiro de pão fresco. Tire do forno com luvas de cozinha, dê pequenas pancadas no fundo do pão, o som deve ser oco. Deixe esfriar um pouco numa grade fria antes de cortar.

Fatias de pêra ao gengibre com gelado de iogurte cremoso

Ingredientes por pessoa:
½ pêra
Gotas de limão
1 ½ cl de chá de manteiga
1 cl de chá de açúcar
1 cl de sobremesa de suco de gengibre ( rale o gengibre e esprema em pano de algodão)
1 copinho de iogurte cremoso natural açucarado
2 cls de sopa de creme de leite light (gelado e dessorado)
1 pistilo de baunilha
Um punhado de lascas de amêndoas tostadas (opcional)

Preparo:
Misture o iogurte ao creme de leite, corte uma ponta da baunilha e retire o sumo, não adicione todo à mistura porque é forte, o que sobrar pode temperar um pote de açúcar ou o restante do creme de leite, não jogue o pistilo fora, leve ao freezer por 2 horas. Lave bem a pêra sem descascar e use metade por pessoa, retire o miolo e corte em leque, regue com gotas limão para não ‘enferrujar’, em seguida salteie na manteiga, açúcar e suco de gengibre para dourar as fatias ligeiramente.
Sirva em leque com o gelado de iogurte na lateral salpicado de amêndoas e com o pistilo da baunilha guarnecendo a sobremesa.
Esse gelado pode ser usado também num ice coffee.