sábado, 12 de outubro de 2013

chefcordonvert: A descoberta do cha -Pan Ku e Nü Wa -

chefcordonvert: A descoberta do cha -Pan Ku e Nü Wa -:   No principio era apenas o caos e a escuridão, o universo era um imenso ovo negro e abrigava em seu interior os princípios feminino ...

A descoberta do cha -Pan Ku e Nü Wa -




 No principio era apenas o caos e a escuridão, o universo era um imenso ovo negro e abrigava em seu interior os princípios feminino e masculino e o espírito de Pan Ku que crescia e tornava-se gigantesco. Por dezoito mil anos flutuaram ao sabor do tempo, até que Pan Ku despertou e vendo-se cercado pela mais negra de todas as escuridões desfechou um golpe violento de machado rompendo o ovo separando o Yin do Yang dando inicio a criação do mundo. O Yang, princípio masculino mais denso e pesado caiu e formou a terra e o princípio feminino Yin mais leve e etéreo subiu como um vapor e formou os céus. Pan Ku o gigante firmou no chão os pés e com a cabeça sustentou o céu, e assim se manteve imóvel entre os dois até perceber que não mais se uniriam em escuridão, então deitou na terra e morreu. De seu corpo emergiu um facho de luz que fez com que seu olho esquerdo saindo da órbita rumasse na direção leste criando o sol claro de todas as manhãs enquanto seu olho direto tomou a direção oeste se transformando na lua e as noites ficaram menos escuras. Seu hálito deu origem ao vento e sua voz forte criou o trovão, de seu corpo imenso levantaram-se as montanhas do mundo e dos fluidos internos desaguaram rios e mares, dos pelos rebeldes surgiram florestas e arbustos que salpicaram as matas e de seus dentes e ossos minerais e pedras preciosas. Seu suor e lágrimas formaram o orvalho e a chuva que se precipitaram sobre a terra enquanto minúsculos seres fugiam de seu corpo para refugiar-se nas matas povoando as florestas. Seus músculos se dissolveram fertilizando o solo que deu origem a Nü Wa, aquela que criou os homens, também chamada de Kuan Yin.
Certo dia caminhando pela Terra observando as montanhas, florestas e animais Nü Wa sentiu-se estranhamente só e pela primeira vez percebeu que apesar de rodeada de tantas belezas não tinha com quem conversar, então foi até a beira de um rio e retirou uma porção de lama com a qual moldou uma pequena criatura. Quando terminou e pousou a figura no chão ela ganhou vida e feliz com o resultado Nü Wa tomou um cipó desfiado que mergulhou no barro e sacudiu várias vezes, de cada uma das gotas que se desprendeu da planta surgiu uma figura a quem chamou de humano, Nü Wa reproduziu centenas de humanos e satisfeita descansou. Ao despertar e retomar suas andanças pelo mundo reparou que alguns humanos haviam envelhecido enquanto outros jaziam inertes, percebeu que se quisesse ver o mundo constantemente povoado não poderia jamais descansar, então foi até o templo de Pan Ku e pediu permissão para que os humanos se reproduzissem entre si e assim mantivessem a Terra populada. 
Depois de Nü Wa vieram os senhores da Terra; Fu Hsi o Pai da Escrita e primeiro imperador da China que deu início a pesca e a caça e Shenung o Divino Lavrador, imperador que criou a agricultura, a medicina e descobriu o chá. 
(extrato do livro Viagem ao Mundo do Cha-TaoTe Cha )