domingo, 25 de julho de 2010

amanhã tem aula com sorvete!

A partir de 2002, o 23 de setembro comemora o Dia do Sorvete.
Instituída pela ABIS (Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete), a data foi escolhida por marcar o início das temperaturas mais quentes do ano no país, época em que o consumo de sorvetes no Brasil se acentua.
A origem do sorvete remonta ao século IV a.C, mas há referências ao sorvete durante o império de Nero, por volta dos anos 60 da era cristã. O imperador teria ordenado que fosse trazido gelo das montanhas para ser misturado a frutas.
Mas foi na China que cozinheiros do rei Tang (dinastia Tang 618/697) criaram uma receita a partir da mistura de leite de búfala, farinhas e frutas, provável mistura que chegou a Itália pelas mãos de Marco Pólo em 1292, para deleite das cortes européias.

A prática do uso do sal misturado ao gelo para reduzir e controlar a temperatura dos ingredientes do sorvete durante sua confecção foi uma descoberta fundamental que simplesmente se disseminou entre produtores até a descoberta de outros métodos mais eficazes como a do tonel congelável de madeira com pás rotatórias para eliminar os cristais de gelo da mistura e obter uma massa mais homogênea.
Bem mais tarde foi atribuída a químicos britânicos a tecnologia de aerar o sorvete, tornando-o muito mais cremoso, como o conhecemos atualmente.
Existem atualmente no mercado máquinas para a confecção de sorvetes caseiros com preços super razoáveis, a partir de R$ 140.00.

Sorvete super fácil

Ingredientes:

1 lata de creme de leite gelado e dessorado
½ lata de leite condensado
1 cl de chá de baunilha

Preparo:

Processe todos os ingredientes e ponha pra gelar na sorveteira por 30/40 minutos, coloque em recipiente com tampa e leve ao freezer por 2/3 horas. Se não tiver sorveteira leve diretamente e bata a mistura 2 vezes num espaço de 2 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário