quinta-feira, 3 de março de 2011

sob a luz da clarabóia

Às vezes é complicado quando se viaja encontrar um lugar pra comer dedicado a vegetarianos que seja charmoso, bem atendido e onde a comida saborosa não seja cara e de quebra tenha vinhos bastante razoáveis pra acompanhar. O natural, como acontece a turistas desavisados, é terminar numa pizzaria ou trattoria que aqui nem todos sabem do que se trata, mas se aventuram do mesmo jeito a montar uma, o que acontece praticamente em todos os países do mundo; pessoas que acham que comida dá dinheiro e montam restaurantes caça níqueis negligenciando a dedicação a boa mesa, mesmo a mais simples.
Existe sempre a opção japonesa, chinesa, tailandesa ou indiana entre outras, mas eu ainda continuo fã da comida clean onde se possa saborear e muitas vezes adivinhar os ingredientes usados, a árabe e a mediterrânea são minhas favoritas embora esteja aberta para novas nacionalidades, até porque as cozinhas de muitos países vêm mudando seus hábitos, a Inglaterra é uma delas, que saiu do insosso absoluto para lutar por seu lugar ao sol. Lá o percentual de vegetarianos sempre foi alto, mas a gastronomia nunca foi uma prioridade nem para os não vegetarianos, que se queriam comer bem tomavam um vôo de quarenta minutos para Paris, onde hoje em dia infelizmente também é preciso garimpar para comer bem, apesar de os produtos encontrados nas feiras e mercados não deixarem a menor dúvida ao que vieram. Em Paris procurando-se nas caminhadas prazerosas às margens do sena ou fora delas se podem achar verdadeiras pérolas gastronômicas nos pequeninos lugares de cardápios fixos familiarmente tripulados.
A herança dos anos de guerra ou talvez a austeridade financeira e comportamental dos ingleses, apesar de ousados nas artes e na moda, deixou de lado o paladar que agora é palavra de ordem, e como nos demais países do mundo os programas de televisão, os implementos culinários e publicações dedicadas à gastronomia não param de crescer.
Quando viajo a trabalho para a Inglaterra, não fico no centro e nem sempre vou a Londres, mas quando vou aproveito pra fazer incursões por lugares novos e dessa vez graças a um pedido inusitado do meu filho João fui parar num bairro onde poucas vezes circulo por ser muito movimentado, na verdade minha memória tinha apagado o fato de que parte dele ainda mantém muito da tradicional elegância e charme espalhados pelas arcadas antigas de pequenas boutiques especializadas em artigos preciosos e exclusivos encontrados a cada esquina e nas ruelas que desembocam em Regent street, Picadilly.
Dentre essas arcadas e ruas ficam uns dois ou três quarteirões gastronômicos para atender aos que passeiam ou trabalham na área. Com fome entrei no que fica em Heddon street e entre os tantos restaurante que o beco abriga encontrei o tibits (eles escrevem assim, em minúsculas), moderno, com um buffet muitíssimo variado e sem as quantidades excessivas servidas geralmente nos restaurantes a quilo que causa avaria no visual e sabor da comida, sempre cozida demais, anêmica e adormecida demais sobre o constante banho-maria, que faz pensar o que leva alguém a optar por comer num lugar assim e dar lucro a um mau negociante sem se queixar, enfim...
Voltando ao tibis; o restaurante é claro, moderno e tem uma clarabóia simpática que faz transparecer a luminosidade do dia e quem sabe às vezes testemunhar gotas de chuva ou flocos de neve? Eu sou fã de clarabóias, a luz natural dá a comida colorido real e no tibis as luzes são na medida certa e a música lounge no volume adequado, o que empresta um conforto extra e deixa à vontade mesmo os que estão comendo com pressa no intervalo de trabalho.
Banheiros bacanas, área exclusiva para crianças no subsolo que abriga também um pequeno cantinho com um ar japonês contemporâneo e o pessoal que trabalha é bem zen e solícito, no cardápio vem escrito que a comida é feita com cuidado e amor, e eu levei tão a sério que na saída comprei um sanduíche take away de pão integral de grãos e casca grossa, com queijo, salada, alfafa e molho de mostrada muitíssimo bom.
O tibis abre desde o café da manhã e vai até o último cliente se retirar, e cem gramas no café da manhã sai a 1.60 libras o que equivale a aproximadamente 4 reais, o almoço 1.90 e o jantar 2.15, o endereço está dado e o recado também.
No próximo post vou falar de um lugar muito especial em High Street Kensington, até lá!

Um comentário:

  1. Mandei prá Júlia, minha filha que ela adora cozinhar! She belongs to the cooking! I belong to the cleaning! Tenho alguns amigos e amigas também "cozinhadores". Vou indicar. Saudades! Beijo!ogui
    PS: Êita brógui elegante, sô! Mais só de oiá pressa trempi acendida ficumedo de quemá! Si pricisá, mi chama prá limpá!

    ResponderExcluir