terça-feira, 12 de abril de 2011

Receita prometida/almendrado

Esse é um almendrado mais estilizado, com as características do original, porém acrescido de algumas pequenas mudanças. Um dos convidados para o jantar improvisado em Buenos Aires contou que essa é uma de suas sobremesas favoritas e que antes não tinha provado almendrado tão saboroso... Se como no meu caso sua sobremesa tem que ficar pronta em tempo recorde, pule a confecção do sorvete e compre um sorvete de creme ou de baunilha de boa qualidade, deixe fora da geladeira até que amoleça, porém não deixe que se desmanche e siga as etapas seguintes de mistura até colocá-lo na forma para ir ao freezer.

Almendrado portenho

Para o sorvete:

Ingredientes:

1 tablete grande de chocolate branco(170/200gr)
1 lata de creme de leite
1 cl de chá de essência de baunilha
1 cl de chá de essência de amêndoas

Preparo:

Despeja o creme em uma panela, pique o chocolate e mexa a mistura em fogo brando. Quando o chocolate começar a desmanchar desligue o fogo e continue mexendo até obter uma mistura homogênea. Deixe esfriar. Misture bem a baunilha e a essência de amêndoas. Se tiver uma sorveteira despeje nela a mistura e deixe bater por 20 minutos, depois leve ao freezer.

Preparo para a praline/crocante de amêndoas

1ª fase- Descascando as amêndoas

1 bom punhado de amêndoas (70/80 gr)
Água suficiente para cobri-las

Coloque a água numa panela até levantar fervura, acrescente as amêndoas e deixe ferver por um minuto. Escorra em peneira antes de passar por água fria. Retire a pele das amêndoas esfregando-as com a ponta dos dedos. Deixe secar sobre pano de prato antes de usá-las
2ª fase Preparando a praline

2 xcs de açúcar branco
Amêndoas peladas picadas grosseiramente

Leve o açúcar ao fogo brando sem mexer, quando começar a ferver mexa e se empedrar não se assuste, o calor vai caramelar todo o açúcar até que fique dourado.
Faz-se uma calda de caramelo tipo pudim, meio puxa e aí adicionamos as amêndoas antes que esteja completamente fria, antes de endurecer totalmente corte em pequenos pedaços desiguais essa calda dura et voilá la praline.

Dando forma ao sorvete

Misture ao sorvete a praline ( se for o industria lembre de acrescentar as essências), espalhe um pouco de óleo em uma forma de assar pão e despeje aí a mistura, prove para ver se é necessário acrescentar mais essência de amêndoas para apurar um pouco o gosto, cubra com papel filme ou coloque a forma dentro de saco plástico bem vedado.Leve ao freezer por no mínimo 3 horas.

Calda quente de chocolate

Ingredientes:

1 tablete grande de chocolate meio amargo (170/200gr)
1 lata de creme de leite gelado e dessorado
2 cls de sopa de conhaque

Preparo:

Pique o chocolate, junte ao creme e leve a derreter em fogo brando até que amoleça, desligue o fogo e mexa bem até dissolver todo o chocolate. Essa calda pode ser pré-preparada e reaquecida na hora de servir. Se for usar conhaque acrescente apenas quando for servir (depois de aquecer a calda).

Servindo o almendrado

Desenforme o sorvete passando uma faca pelas laterais e coloque-o sobre superfície firme para ser cortado em fatias. Disponha em um prato de sobremesa uma fatia e sobre a metade dela o chocolate quente et bon apetit!




A essência de amêndoas pode ser encontrada nesse site: http://www.proplastik.com.br/produto.aspx?categoria=4&secao=178&hassubsecao=true&subsecao=316&produto=2451
por um preço bastante barato, mas vale sempre a máxima de que tudo o que é preparado pela primeira vez deve ser experimentado antes de ser servido oficialmente, a essência que uso normalmente é estrangeira (em geral todas são) e tem gosto suave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário