terça-feira, 10 de maio de 2011

Dia 10 de maio é dia do cozinheiro!

O fogo foi um divisor de águas na vida dos homens, desde seu surgimento a vida se transformou radicalmente. Um mundo escuro se iluminou, nos invernos desabrochou o calor, e principalmente, o homem encontrou pouso, e com o pouso começaram plantação e criação e mudanças na dieta nômade.
Quando surgiram os cozinheiros propriamente ditos não se pode precisar exatamente, mas tem-se notícias de lautos banquetes servidos já na Mesopotâmia de 3000 a.C..
Desde sempre os cozinheiros usufruíram de grande importância e foram disputados por casas reais, dentre eles Antoine Câreme desfrutava de tanto prestigio que era possível medir o poder de uma casa por sua presença. Françoise Vatel foi também uma estrela senão um cometa que dominava a cozinha do rei sol na França.
Através dos tempos a comida vem retratando a sociedade, sua curiosidade, poder aquisitivo e a moda que circula nos centros gastronômicos mundiais, a cada quanto tempo novos ingredientes e novos chefs surgem com idéias diferentes às vezes formidavelmente inusitadas, como é hoje o caso dos chefs catalãos alguns liderados outros dissidentes de Ferran Adriá.
As escolas proliferam e vários países, antes donos de dieta insossa, hoje apresentam uma gastronomia reveladora com produtos basicamente locais.
Cozinha é uma arte, é verdade, mas são necessários muito esforço físico e paciência, “muita transpiração para temperar o pão”, no começo as cozinhas eram pura fuligem e utensílios extremamente pesados, cozinhava-se para no mínimo algumas dezenas de pessoas de uma mesma família, sem contar os dias festivos quando esse número se multiplicava. Lugar de mulher definitivamente não era nessas cozinhas, depois as coisas mudaram, mas isso já é uma outra estória... Segue uma receita pra gente comemorar as irmãs Tatin, bo appétit!

TATIN CLÁSSICA

Ingredientes para a massa:
250 gr de farinha de trigo
2/3 de xc de açúcar
130 gr de manteiga cortada em cubinhos
3 cls de sopa de água gelada
Ingredientes para o recheio:
1 xc de açúcar cristal
8 a 10 maçãs pequenas desossadas e sem casca, cortadas em 4 partes e fatiadas
4 cls de sopa de manteiga

Preparo da massa:
Com as pontas dos dedos misture a manteiga e a farinha e aos poucos adicione o açúcar até obter uma consistência de farofa fina. Adicione a água e continue misturando, até obter uma massa homogênea, faça uma bola, embrulhe em pano de algodão fino ligeiramente umedecido e deixe descansar na geladeira até o momento de utilizar.

Preparo do o recheio:
Use uma frigideira de inox que possa ir ao forno. Disponha o açúcar primeiro, e sobre ele as fatias de maçã e por cima delas cubinhos de manteiga. Cozinhe em fogo brando por 20/25 minutos ou até que tenha caramelizado. Apague o fogo e deixe esfriar.
Pré aqueça o forno, nível 180º.
Com rolo apropriado abra a massa num círculo do tamanho da frigideira e cubra as maçãs. Faça dois ou três pequenos furos no centro da massa para liberar o vapor durante a cocção. Leve para assar por 20/25 minutos ou até que a massa esteja dourada. Coloque uma travessa por cima da frigideira, vire a torta na travessa e deixe esfriar um pouco, sirva ainda morna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário