sábado, 20 de agosto de 2011

Círculo dos 99

*Conta uma lenda que um rei triste contratou um bobo de seu reino reconhecidamente feliz para alegrá-lo, mais do que rir sua intenção era saber como conseguir a mesma felicidade e assim consultou os sábios de sua corte que lhe informaram que a felicidade tinha raiz no fato de o bobo não pertencer ao circulo dos 99 e para ilustrar sobre o que falavam sugeriram ao rei que deixasse para o bobo um saco com 99 moedas de ouro com um bilhete contendo o seguinte texto: deixo aqui 100 moedas de ouro como merecimento e espero que possam fazer de você alguém ainda mais feliz, apenas não reparta esse segredo com ninguém. O bobo incrédulo passou a contar as 100 moedas quando descobriu que eram apenas 99 e assim passou o resto de seus dias angustiado planejando de que maneira poderia conseguir a moeda que estava faltando...

As trufas são nessa época um tesouro que as montanhas européias abrigam e são caçadas hoje por cães farejadores, já que os porcos anteriormente usados exclusivamente para a tarefa começaram a se tornar apreciadores e predadores desse fungo magnífico que pode custar verdadeiras fortunas. Frescas são incomparáveis como é incomparável também o aspargo em seu frescor sem que seja necessário acrescentar a seu preparo nada mais que sal e calor para que o sabor crocante, fresco e indescritível se junte à massa, trufas raladas ou fatiadas e grana padano, num casamento que nem uma vírgula a mais cabe, apenas um bom vinho para acompanhar. Acho que já disse isso antes, mas arriscando me repetir lá vai: azeites não são como vinhos, ao envelhecer rançam e os de trufa não fogem a regra. Bon appétit et bonne semaine!


Talharim grano duro com lascas de trufas frescas italianas e aspargos grelhados

ingredientes por pessoa

½ dúzia de aspargos frescos
100 a 150 gr de talharim
fatias trufa frescas ou 1 cl de chá de azeite de trufas brancas
sal
lascas de grana padano

preparo

Lave bem e corte 2 ou 3 cm do talo dos aspargos e leve ao forno quente salpicado de sal por aproximadamente 15 minutos. Cozinhe o talharim no tempo indicado na embalagem de forma que fique al dente, escorra a água e derrame sobre ele o azeite,misture bem e em seguida forme um anel com o auxilio de um garfo culinário e luva de borracha, no meio do anel coloque lascas de trufas e grana padano e na lateral os aspargos grelhados. Sirva quente.

mousse siciliana

ingredientes:

suco e raspas de 1 limão siciliano
2 claras batidas em neve
1/2 lata de leite condensado light/diet
1/2 cl de chá de açúcar orgânico
biscoitos italianos cantuccini

preparo

Misture as raspas do limão ao açúcar e reserve. Junte o suco ao leite condensado e depois acrescente delicadamente as claras, geladeira por 3 a 4 horas. Na hora de servir, individualmente, use uma colher de sorvete e espalhe por cima as raspas de limão, na lateral coloque 1 ou 2 biscotti.


*resumo do conto Círculo dos 99

Nenhum comentário:

Postar um comentário