terça-feira, 11 de outubro de 2011

Batata foi elevada a categoria de alimento super nutritivo

Eu por exemplo não me surpreendo e fico super à vontade com o fato de sempre ter sido defensora e consumidora de batatas, e não entendo porque depois de milênios freqüentando nossas mesas só agora estudos reconheçam seu valor. De origem peruana, dos altos Andes onde qualquer esforço a mais significa um excesso verdadeiro, manteve essas populações bem alimentadas e protegidas de forma acessível.
Rica em vitamina C, a batata é o vegetal mais rico em potássio do planeta, para que serve potássio? Principalmente para manter o coração funcionando bem e manter o corpo hidratado, quer mais do que isso? Tem mais, é só pesquisar.
O que engorda na batata? Tudo que não é batata, fritura, molhos, gorduras,queijos e os diversos aditivos para sabor e conservação adicionados quando são industrializadas.
Um pacote de batatas fritas comprado no supermercado tem “embutido” aproximadamente 70 ml de gorduras em seu preparo, imagine o esforço e tempo despendidos numa engrenagem que tem que funcionar com excesso de graxa, pois assim se sente nosso organismo cada vez que uma carga de gordura excessiva é ingerida. Mas a batata mesmo, pobre, pobre em gorduras,o que não quer dizer que possa ser ingerida em excesso, aliás nada em excesso é bom sabemos todos por experiência própria, mas porque insistimos? Força do hábito de ingerir indiscriminadamente aquilo que parece ser mais fácil e dá menos trabalho, porém esse trabalho dá frutos a médio e longo prazo,assim como as “comidas fáceis” também! Não é possível manter uma dieta baseada em excesso de sal, açúcar, farinhas e gordura animal sem pagar um preço alto por isso, mas isso todos nós sabemos não é mesmo, mas colocamos em prática? Talvez porque diferentemente de nossos ancestrais que conheciam o poder medicinal dos alimentos, nós acreditamos em remédios que aparentemente curam mais rapidamente e que mesmo tomados conforme prescrição nem sempre curam e às vezes deixam rastros de efeitos colaterais além do que precisam a priori “ter “uma doença para curar, sejamos mais rápidos, evitemos...
Eu acredito firmemente que quem cozinha precisa entender de alimentos, conhecer as combinações e misturas, a durabilidade e a utilização sazonal para manter a saúde de quem come, de quem produz e do solo produtor, a interação quebrada é a falta de saúde generalizada que presenciamos hoje, então viva a batata!
Durante a segunda guerra na Inglaterra o racionamento de comida foi bem apertado e um amigo meu, David Howard, foi praticamente alimentado com batatas, e claro que só batata é muito pouco e a desnutrição deixou marcas nele mais tarde, uma das receitas que me ensinou foi essa:

Cascas de batatas assadas com iogurte temperado
(para essa receita o ideal é usar as orgânicas porque os defensivos agrícolas se instalam nas cascas)

Ingredientes para assar as batatas:

cascas de batatas bem lavadas
papel manteiga
pouco azeite
sal
orégano para temperar

Preparo:

Seque bem as casacas, forre uma forma com papel manteiga, pincele com azeite e disponha as cascas e tempere com sal e orégano, forno quente por 15/20 minutos.


Ingredientes para o iogurte temperado:

1 copo de iogurte natural
um punhado generoso de cebolinha e salsa
sal a gosto

Preparo:

misture tudo e utilize

Nenhum comentário:

Postar um comentário