sábado, 12 de novembro de 2011

Escondidinho de ratatouille

Existe um ditado árabe que diz que se uma moça não conhece pelo menos 100 receitas de berinjela ela não serve para casar. A verdade é que a berinjela é de uma versatilidade impressionante e capaz de servir a mais de 100 receitas diferentes com a maior facilidade. No meu próximo livro eu dou uma ajudinha, um pouco menos de 100 receitas porque acho que cada um deve imprimir suas digitais em suas receitas, comida é memória das culturas e identidades com as quais temos afinidade, lembranças de família ou de um gosto que ficou parado na memória e é capaz de nos fazer voltar no tempo com apenas um breve perfume experimentado e aqui nesse prato perfume é o que não falta!
Numa viagem a São Paulo em que fiquei alguns dias, experimentei em diferentes restaurantes varias versões de ratatouille, que adoro, e fiquei fascinada com a criatividade e diversidade, cada qual evocando sua cultura na confecção do mesmo prato. Difícil escolher o mais saboroso, mas o visual mais bonito foi do Dalva e Dito de Alex Atala...
A receita é provençal nos moldes como a conhecemos, mas deve ter um dedinho mouro e um óreganozinho italiano já que berinjela, tomates e ervas aromáticas crescem bem nessa região e foram sempre de plantio familiar. O ratatouille é um ragú de legumes que basicamente leva esses ingredientes aos quais muitas vezes são acrescentadas abobrinhas, algum tipo de pimenta inteira e outros temperos diversos de origem mediterrânea, a forma de corte e apresentação também variam dependendo da área de origem, quando bem feito é lindo de se ver e cheira a distância, não custa lembrar que usando orgânicos e laticínios de qualidade o sabor vai falar por si só, então vamos lá!

Purê de batata baroa (mandioquinha)

Ingredientes:

1 kg de baroa
1 punhado de salsa/cebolinha cortadinha
1cl de sobremesa de sal
250 ml de leite
1 cl de sopa de manteiga
20 gr de parmesão ralado

Preparo:

Faça um purê que não fique mole e junte o parmesão, reserve.

Ratatouille

Ingredientes:

1 berinjela média
1 cebola pequena bem picada
4 dentes de alho grandes bem picados
10 a 20 tomatinhos (pode ser metade amarelo, metade vermelho)
1 punhado de shitake picado
sal
azeite
alecrim
3 cls de sopa de vinho tinto(opcional)

Preparo:

Corte a berinjela em pequenos cubos e coloque de molho em água e sal até que a água escureça, descarte a água. Refogue cebola e alho e junte a berinjela, o tomatinho, o shitake e o alecrim, deixe cozinhar por 20 minutos em fogo baixo, acrescente o vinho e deixe apurar por 5 minutos em panela tampada. Abra a panela para que o ratatouille esfrie para montar o escondidinho.


Farofa para gratinar:

2 castanhas brasileiras(do Pará) raladas
½ torrada integral ralada
20 gr de parmesão

Montagem:

Pode ser montado em um ramekin ou em aro de alumínio que seja próprio para forno. Comece com o purê e recheie com o ratatouille, cubra com uma nova camada de purê e salpique por cima a farofa, leve ao forno, modo grill, para gratinar.
Sirva com salada verde. Bom appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário