segunda-feira, 4 de novembro de 2013

sanduíches para o chá da tarde





Os sanduíches servidos no chá da tarde são tradicionalmente frios e preparados em pão de forma brancos porque na época em que o chá da tarde foi concebido a farinha branca refinada era mais cara e, portanto, sua utilização mais do que sabor visava status, o que  não impede que ao longo dos anos novidades apareçam nos cardápios na forma de pães integrais e outros e que podem ser confeccionados em casa, comprados em lojas de produtos naturais ou nos supermercados de bairro, mas é preciso cuidado para que sabor do pão não interfira no do recheio, o ideal é que fiquem perfeitamente equilibrados e que todos os sabores possam ser percebidos a cada mordida. Os sanduíches devem ser pequenos e delicados, cortados ao meio ou em quartos e arrumados de maneira harmônica numa torre de doces de três andares ou servidos em pratos individuais e para que permaneçam frescos pode-se envolvê-los em um pano de prato limpo de algodão levemente umedecido ou cobri-los com papel filme; depois de cortados os pães de forma ressecam rapidamente e, por isso o ideal é consumi-los até três horas depois de preparados.


Sanduíche de pepinos

Ingredientes:

Fatias de pão de forma tipo Graham (prefira os já descascados)
1 a 2 pepinos japoneses (sem sementes)
1 pote de queijo aerado cremoso tipo boursin
2 ou3 galhos de cebolinha picada

Preparo:

Lave bem e fatie com a casaca os pepinos finamente na processadora. Retire a casca do pão tendo o cuidado para que as fatias fiquem simétricas e se equilibrem bem, faça poucas de cada vez. Misture bem o queijo a cebolinha picada e passe a mistura em cada fatia de pão, disponha o pepino (que só deve ser acrescentado praticamente na hora de servir porque cria muita água e molha o pão) sobre cada fatia como se fosse uma escama de peixe, cubra com outra fatia e corte ao meio ou em quartos. Sirva em pratos individuais gaurnecidos com um pequeno galho de salsa troncuda ou cerefólio A mistura do queijo pode permanecer na geladeira pelo tempo de validade do próprio queijo se houver sobra.



Sanduiche de agrião

Ingredientes:

Pão de forma de grãos
1 pote de queijo aerado tipo boursin
Folhas de agrião
1 cl de chá de pimenta do reino ralada
Geléia de pimenta

Preparo:

Lave bem o agrião e reserve. Misture o queijo a pimenta ralada e reserve. Numa fatia do pão espalhe uma boa camada de queijo e na outra pincele geléia de pimenta, cubra com bastante agrião a fatia com queijo, sobreponha a outra fatia e corte o sanduiche em 2 partes antes de servir.




Sanduiche de camembert com geléia de jaca


Ingredientes:

Pão integral alemão fatiado
Queijo camembert
Geléia de jaca


Preparo da geléia de jaca

5 a 6 bagos de jaca mole (podem ser comprados em feira livre)
5 a 6 colheres de açúcar
100 ml de água filtrada

Leve ao fogo médio todos os ingredientes e mexa para não grudar, o ponto pode variar de acordo com o gosto pessoal, se quiser um doce mais incorpado mais água e açúcar serão necessários ao longo do cozimento. Utilize depois que esfriar.

montagem :
Se o cammembert veio na latinha leve para assar em forno quente deixando o papel aberto onde galhinhos de alecrim vão ser colocados. Quando for tirar do forno use luvas de borracha e tire o queijo da lata à partir do papele, abra a embalagem completamente e corte triângulos à partir do meio do queijo, cubra apenas uma fatia com o queijo disposto
em camadas como degraus, sirva em prato individual guarnecido com folhas de alface roxa e verde sobrepostas e na lateral 2 ou 3 colheres de sopa da geleia para acompanhar.  






Nenhum comentário:

Postar um comentário