quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

dieta saudável

Muitas vezes buscando por hábitos de vida saudáveis, mas sem orientação adequada terminamos desnutridos e obesos.
Em média cinco entre dez vegetarianos passam por esse tipo de problema.
Para mudar uma dieta alimentar é preciso conhecimento e cuidado porque às vezes no intuito de repor proteínas, vitaminas e fibras das carnes retiradas do consumo diário, termina-se por ingerir farinhas e laticínios em excesso ou se continua a fazer combinações alimentares inadequadas.
Quando me tornei vegetariana, há mais de 20 anos, fiquei logo com problemas de anemia e digestão e enjoada com a comida apresentada.
Saladas, massas, tortas salgadas, legumes cozidos...
Comida sem graça, feia, gordurosa e pesada.
Foi 100% de monotonia alimentar à primeira vista, mas eu estava decidida.
Limpando uma carne para os filhos senti de repente um cheiro estranho, parecia urina, e como vim saber mais tarde se tratava de hormônio dado para o gado.
Hormônio usado também em frangos não orgânicos, suspeitos de causarem displasia mamária.
Comer é bom demais! A gente precisa é fazer da comida uma arte, usar da imaginação e o que não dá certo deletar simplesmente, (jogar no lixo sem culpa) porque aquilo que não está bom a gente não tem que consumir e nem tentar consertar, às vezes nem os chefs conseguem.
Então a gente começa em pequenas quantidades. Aprende e aplica. Aprova ou rejeita.
É quase uma brincadeira, mas o amor a arte e o conhecimento básico fazem toda a diferença, e se de todo isso não nos interessa, não custa ler sobre o assunto e se atualizar, para aprender a comer com propriedade, cuidando de saúde, humor e do novo regime escolhido que não tem que ser levado a ferro e a fogo, mas degustado.
A cozinha cordon vert tem sutilezas, delicadezas e visual que podem ser extraordinários, mas é bom sempre começar do básico e ir incrementando, pesquisando, balanceando. Somos um agregado químico e assim é tudo o que comemos, depende de um certo olhar, uma certa combinação. Bom natal e um ano novo bem saboroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário