sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

um 2010 saudável

Bebida, comida, noitadas... Definitivamente dezembro é um mês que desequilibra qualquer um. Então, já que chegamos inteiros a 2010 a hora é de juntar os pedaços que sobraram dos excessos e começar tudo de novo. Retomar uma vida mais saudável.
No meu caso a primeira atitude foi a de pedir uma centrífuga de natal para fazer três dias de sucos fortes para reduzir o peso e desintoxicar.
De manhã um suco de luz do sol, sugestão da Ana Branco (http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/anabranc/) pra ser feito em liquidificador, mas eu sou bem menos purista, e se tiver que acordar com a perspectiva de trabalhar tão duro antes de comer, sei que vou desistir...
Depois a cada 3 horas outra mistura que a gente mesmo pode criar, desde gazpacho até lichia com água de coco e amora ou pesquisar no:
http://www.eliminandopeso.com.br/sucos-que-emagrecem ou outros sites de sucos saudáveis.
Faço caminhadas curtas, bebo bastante água e chás quentes ou frios e medito.
Nada de malhação braba, o corpo precisa de uma trégua depois de tanto açúcar e noites mal dormidas.
No quarto dia a gente pega leve na comida.
Começa com um suco pequeno, uma fruta, uma torradinha com muito pouco queijo branco, chá ou pouco café sem leite. Às 10h se tiver fome uma fruta e/ou gelatina, e de almoço um caldo tipo missoshirô, uma sopa leve à base de pasta de soja fermentada (missô) que pode ser acrescida de legumes e cubos de tofu.
De sobremesa uma maçã assada no forno ou gelatina.

Ingredientes:
1 maçã desossada (existe uma ferramenta culinária para extrair o miolo da maçã)
1 canela inteira
Suco de laranja
1 cl de chá de curry
½ cl de chá de cravo em pó
uma pitada de cominho
½ pacotinho de adoçante
Preparo:
Em parte do suco misture as especiarias. Coloque o pau da canela dentro da maçã e regue com o restante do suco. Salpique com o adoçante e leve ao forno por 15 minutos ou até que comece a enrugar.

À noite arroz integral com legumes e verduras cozidos, evite salada crua que poderia causar muitos gases e não exagere na quantidade, porque depois de três dias de suco o estomago dá uma boa encolhida.
À partir daí retome sua alimentação normal, sempre tendo o cuidado com o excesso de farinhas brancas, açúcares refinados e gordura saturada.
A cada dois ou três meses essa dieta pode ser repetida, de preferência em dias de pouca atividade física e mental. Mais do que isso não só o organismo fica debilitado como o efeito deixa de ser benéfico pelo excesso demandado do corpo e pele flácida e cabelos e unhas sem viço. No mais...
Um feliz ano novo cheio de saúde e sabores para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário