segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Dos milagres que um simples iogurte é capaz

Reza a lenda de que um anjo ofereceu ao profeta Abraão a receita de iogurte, para que curasse a esposa doente.
A verdade é que interna e externamente o iogurte parece mesmo ser receita de anjo, tantas são suas propriedades.
Conta-se ainda, que o iogurte nasceu nos desertos da Turquia.
Pastores armazenavam o leite fresco em bolsas feitas de pele de cabra e os sacos eram atados aos camelos. O calor dos seus corpos encostados nos sacos propiciava uma multiplicação de bactérias ácidas e depois de algumas horas, quando iam beber o leite, encontravam uma massa coagulada e cremosa, o iogurte.
Em alguns países mulheres tomam banho de iogurte para manter a pele clara e jovem, porém é preciso ter o cuidado de não expor a pele ao sol por alguns dias depois do banho, já que o ácido láctico pode manchar a pele em contato com a luz solar.

Coalhado o leite preserva a gordura, os minerais e o conteúdo de vitaminas, mas apresenta bem menos lactose (açúcar do leite), se tornando um alimento de digestão bem mais fácil que o leite.
Os microorganismos presentes no iogurte ajudam a equilibrar a flora intestinal e auxiliam na prevenção do crescimento de microorganismos causadores de doenças, por isso se diz que o iogurte é um alimento probiótico e imunomodulador.
O iogurte é fonte importante de proteínas, cálcio, zinco, vitamina A e vitaminas do Complexo B.
As proteínas são necessárias na construção, reparação e renovação dos tecidos do corpo, incluindo pele, unhas e cabelos. Participam da produção de anticorpos, hormônios e enzimas. Já o cálcio é um mineral fundamental na formação e manutenção dos ossos, dentes e unhas, além de participar das contrações musculares.
O zinco aumenta a ação de enzimas que combatem os radicais livres, fortalece o sistema imunológico, retarda o envelhecimento e favorece o crescimento e fortalecimento dos cabelos, e a vitamina A tem papel fundamental na saúde da visão e da pele. É uma vitamina que restaura e constrói novos tecidos, auxilia no tratamento de abcessos, furúnculos, acne e queda de cabelos.
Quanto as vitaminas do complexo B participam do metabolismo de proteínas, lipídeos e carboidratos, têm papel importante na produção de energia, oxigenação das células, produção de neurotransmissores e funções neurológicas normais, a falta delas pode trazer depressão orgânica.
A receita de queijo caseiro que está entre os primeiros artigos do blog, se pendurada por menos dias, faz um delicioso iogurte de baixa acidez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário