quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Vá a feira orgânica do Leblon!

Apesar da chuva e da Praça Anthero de Quental molhada, eu recomendo!
Provinhas em torradas do queijo de cabra orgânico do Capril De Ville me deram vontade de fazer um curso só de tortas doces de queijo de cabra, confiem, são saborosíssimas, longe do cheese cake comum e corrente! Com esse queijo já fiz muitos experimentos, desde sopas a sobremesas, e porque as cabras são tratadas de forma orgânica e medicadas apenas com homeopatia o resultado do leite é especial! Lembrando que o leite de cabra contém 30% menos colesterol que o leite de vaca e é bastante mais digestivo.
Paramos para um dedo de prosa e o dono do capril, o Rômulo (romulocap@uol.com.br), me falou de uma manteiga feita com leite de cabra, só provei na França, maravilhosa! Quem sabe no futuro o capril faz?
As tortas do Jefferson são um capitulo a parte, a de banana imbatível cada dia mais!
As flores de brócolis para serem misturadas ao arroz, as de abobrinha que são uma delicadeza, aipim quentinho e macio, que só vendo! Quase me senti na roça...
A farinha de trigo orgânica, verdadeira raridade, encontrei a R$2.80 o ½ quilo, nada melhor para fazer pães e massas. São cada dia mais difíceis de serem encontradas.
Na mesma barraca tem banha de palma, calma, calma... Essa gordura é super saudável e agüenta altas temperaturas sem deteriorar. Usa-se bem pouco e o resultado é bastante bom. Pode ser usada também como um substituto de margarina naqueles empadões e empadinhas empapados de margarina, mas para esses, manteiga ou azeite conferem um sabor especial.
O verde e o laranja das frutas e legumes são super convidativos e os vendedores explicam tudo com muito boa vontade. Rúcula italiana, lollo roso fresquinho, alfaces dantes nunca navegadas, tomates docinhos, ovos de galinha solta, cenouras miúdas e coradas penduradas pelas ramas, abobrinhas brasileiras, barrigudinhas e quase doces, boas para se fazer chips... Uma delícia!
Os produtos orgânicos são um pouco mais caros porque são plantados em pequena escala, mas se pensarmos em custo/beneficio, certamente passaremos a consumir mais orgânicos. Sou a única vegetariana, há mais de 20 anos, em minha casa, e embora meus filhos consumam desde sempre carnes, tudo não carnívoro em minha casa, dentro da possibilidade, foi sempre orgânico e os dois mais moços usaram cada um antibiótico apenas duas vezes na vida. Com o maior foram mais vezes, porque minha consciência alimentar era outra. Troque remédios por uma alimentação mais saudável, custa um pouco mais? E quanto vale sua saúde?
Mas pense ecologicamente e leve sua sacola de casa para a feira, porque nem todos têm embalagem reciclável e se tivessem isso certamente iria onerar o produto final.
Outros pontos na zona sul estão oferecendo essa feira orgânica, pense ecológico, pense na sua saúde, na do produtor e na do planeta, vá as compras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário