quarta-feira, 8 de setembro de 2010

diga não a margarina e as gorduras hidrogenadas

Você come fora com frequência? gosta de empadões e empadinhas,pastelões e tortas? Sabe como são feitos? Com gordura hidrogenada! Sabe o que é? E margarina, sabe o que contém?
A margarina não é tecnicamente um lácteo, ou seja, não é um produto proveniente do leite, mas de óleos vegetais, porém é um hábito comum incluí-la na categoria de laticínio nos supermercados, bem como em muitos estudos teóricos sobre o produto.
A margarina apareceu na Europa numa fase em que os alimentos estavam escassos e caros. Foi o resultado de um concurso criado pelo governo de Napoleão para se conseguir um produto que se aproximasse a manteiga e que tivesse um custo mais acessível. O ganhador do prêmio foi Hippólyte de Mége Mouriés, no ano de 1869.
A palavra margarina, do grego margaron para pérola, foi adotada por ser perolada a cor do produto final.
A primeira fábrica de margarina foi instalada na Holanda em 1871.
À partir dessa época e durante muitos anos a Europa passou a consumir a margarina, que por legislação foi obrigada a manter sua cor original para não ser confundida com outros produtos.
De lá para cá a margarina sofreu modificações sendo misturada a azeites e outros óleos e mesmo a manteiga em partes menores.
A margarina além do gosto característico que modifica o sabor de receitas propicia o aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos e a diminuição do HDL, o bom colesterol.
De acordo com pesquisas realizadas em universidades americanas a margarina caracteriza-se por:
• Teor altíssimo de ácidos graxos tipo trans
• Triplicar o risco de doenças coronarianas
• Aumentar o nível de colesterol total e o de LDL (o mau colesterol)
• Reduzir o nível de colesterol HDL (o bom colesterol)
• Deprimir resposta imunológica
• Reduzir reação insulínica
E o dado mais assustador é a comparação feita entre margarina e material plástico. Segundo pesquisas o que diferencia os dois produtos é uma molécula apenas. E isso vale não apenas para a margarina, mas para todos os produtos de gordura hidrogenada. Estudos sugerem que mesmo mantida dentro da embalagem, uma vez aberta e deixada ao ar livre, a margarina não será nunca alvo de insetos, nem vai apodrecer gerando odores, assim como nela não nascerá qualquer bactéria ou microorganismo.
O equivale dizer que o alimento não é vivo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário