terça-feira, 5 de outubro de 2010

Brunoise de cantaloupe au poivre rouge

Com mais acesso a informações a cozinha tem deixado de ser apenas o lugar de se fazer comida. Aos poucos a bancada deixa de ser apenas um balcão culinário para se transformar também num universo de pesquisa e reações químicas.
Pesquisar, escolher e entender aquilo que consumimos pode ajudar a transformar o que às vezes não parece tão saboroso ou neutralizar um sabor que se impõe aos demais e que por essa razão às vezes é deixado de lado, desmistificar na prática algumas regras absolutas pode trazer resultados bem interessantes.
Durante uma das aulas do Cordon Vert, cortes de pimenta, depois de picar umas quantas malaguetas, inadvertidamente cocei os olhos...O ardor é bem mais acentuado do que na boca e meus colegas solidários correram por água gelada para me ajudar, porém uma das professoras mais experiente no assunto, embebeu dois chumaços de algodão em leite que colocou sobre meus olhos. Efeito mágico e quase imediato.
Na verdade quase todos nós sabemos que o leite é capaz de neutralizar alguns venenos que atingem as mucosas, e, no entanto, para nos aliviarmos do ardor da pimenta em geral recorremos sem pensar duas vezes a água...
Existem as chamadas pimentas de cheiro apenas perfumadas com um ardor muito ligeiro, dessas hoje em dia sou fã, já das outras sempre busquei distância, porém em função dessa experiência durante meu curso resolvi dar uma chance à pimenta ardida e criar com ela um prato que realce o after taste ( retro sabor) além do ardor.

Geléia de pimenta

Ingredientes:

2 xcs de açúcar orgânico branco
Suco e casca ralada de 1 limão siciliano
300 ml de água
100 ml de suco de maçã fresco
4 pimentas malaguetas verdes ou vermelhas

Preparo:

Lave, seque e pique bem a malagueta (se não for usar luvas para picar, lembre de lavar bem as mãos com sabão neutro, certos detergentes e pimenta podem detonar uma reação de queimadura) e reserve. De preferência em panela de ágata leve os outros ingredientes ao fogo brando até levantar fervura, mexendo de vez em quando. Acrescente a pimenta e deixe cozinhar por 20/30 minutos, mexendo a cada quanto, acrescente mais açúcar aos poucos se achar necessário. Desligue o fogo tampe a panela e deixe esfriar. Para estocar tenha um vidro fervido e esterilizado com álcool.

Segue uma entrada bem saborosa que utiliza a geléia.

Brunoise* de cantaloupe au poivre rouge

Ingredientes:

1 receita de geléia de malagueta vermelha
Melão cantaloupe
2 ou 3 cls de sopa de mascarpone, boursin* ou chévre* por pessoa
Folhas de hortelã
Coentro bem picado (opcional)

Preparo:

Brunoise*- técnica francesa de corte em cubinhos homogêneos que se presta a frutas, legumes e verduras crus ou cozidos.
Chévre*- queijo de leite de cabra cremoso
Boursin* ou tipo boursin- queijo de leite de vaca cremoso, tem uma receita em posts mais antigos no blog

Em prato de sobremesa arrume a brunoise num aro culinário e guarneça com um galhinho de hortelã, na lateral disponha o laticínio escolhido a colheradas e por cima uma colher de sobremesa rasa da geléia e sobre ela um pouquinho do coentro picado. Bom apetit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário