domingo, 14 de novembro de 2010

Almoço de domingo

Frio em novembro no Rio de Janeiro é um evento! Eu sou suspeita para falar porque detesto calor, dias floridos e ensolarados com temperatura amena são o meu ideal de perfeição, essa coisa de sair e ter que voltar correndo pra casa com abstinência de ar condicionado é francamente muito chato. As horas passam devagar no domingo véspera de feriado e fico babando feito o Manoel Carlos pelo Leblon... Caminhada assim num dia frio e com o bairro quase deserto promete ser longa e relaxada, então o almoço precisa ser bom, bonito e razoavelmente rápido pra não estragar a sensação de férias.
Um arroz 7 cereais com abobrinhas refogadas e outros quantos ingredientes é um pouco mais moderno do que o “risoto” que se fazia em minha casa e pode ser precedido por um singelo creme de abóboras com crôutons integrais e enquanto produzo os dois vou pensando na sobremesa que não precisa ser complicada e segue na postagem logo abaixo desta. Bon apetit!


Creme de abóbora

Ingredientes:

Um bom pedaço de abóbora bem madura
Água suficiente para cobrir a abóbora
Sal
1 cl de sobremesa de suco de gengibre

Preparo:

Descasque a abóbora e corte em cubos para ser cozida em fogo brando na água e sal. Não encharque a abóbora, quanto menos água for colocada, mais cremoso o resultado final, não ponha água de menos tampouco para não queimá-la. Quando estiver macia, processe e junte o suco de gengibre. Se for servir em pratos individuais acrescente uma colher de chá de creme de leite gelado e dessorado.

Crôutons integrais

Ingredientes:

Algumas fatias de pão integral
Azeite
Pimenta do reino ralada

Preparo:

Retire as bordas do pão e corte em cubos. Numa frigideira aqueça o azeite e salteie os cubos de pão com cuidado até dourarem. Antes de desligar o fogo rale a pimenta, mexa


os crôutons com cuidado e retire da frigideira. Estão prontos para ser usados, mas se for guardar use uma lata que vede bem para que não amoleçam.


Risoto 7 cereais

Ingredientes:

1 medida de arroz 7 cereais cozida a gosto
1 receita de abobrinhas al sugo
100 gr de parmigiano reggiano ralado
Um punhado de passas louras
1 punhado de amêndoas lascadas tostadas
1 cl de chá de manteiga


Abobrinhas al sugo

Ingredientes:

2 a 3 abobrinha bem lavadas e cortada em pequenos cubos
2 a 3 dentes de alho bem picados
Azeite
1 lata de tomate pelati italiano
Sal

Preparo:

Refogue o alho e o azeite, acrescente a abobrinha e refogue por mais 4 ou 5 minutos.
Processe ½ lata do tomate e junte ao refogado. Cozinhe em fogo brando por mais 5 ou 10 minutos, desligue o fogo, salgue a gosto e mantenha a panela fechada por mais alguns instantes para terminar o cozimento. A essa abobrinha junte os outros ingredientes, coloque em refratário e leve ao forno quente por 10 minutos aproximadamente e sirva ainda quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário