sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Plantando orgânico em vaso para consumo pessoal

Quando faço palestras ou dou aulas respeito a opção alimentar de cada um e apenas quando perguntada discorro sobre o assunto carne. Claro que privilegio sempre os produtos vegetarianos/orgânicos por ser uma chef cordon vert convicta e por acreditar que devemos dar uma chance ao novo, nem que seja para dizer que não gostamos. Pessoalmente sei que carnes não fazem bem a ninguém, mas acho que cabe a cada um entender que elas não fazem falta numa dieta equilibrada. Pesquiso muito há muitos anos sobre o efeito da alimentação no corpo humano e usando a mim mesma como cobaia percebo como a inclusão de orgânicos mudou radicalmente meu estado geral, tudo o que posso consumir de orgânicos troco sem pensar duas vezes.
Os orgânicos vêm barateando não apenas porque o consumo vem aumentando, mas porque passado o primeiro estágio de se preparar e implementar canteiros de cultura orgânica o custo diminui e o preço do produto cai. Medir o custo/beneficio obtido por uma alimentação sem agrotóxico talvez seja uma conta que muitos ainda não tenhamos posto na ponta do lápis, a verdade é que existem venenos que permanecem em nossa corrente sanguínea e vão se instalando em pequenos depósitos sem serem expelidos, alguns suspeitos inclusive, de serem causadores/coadjuvantes de mal de Alzeheimer e doença de Parkinson. Um teste simples para medir a toxidade de um alimento é comprar um orgânico e um não e deixar os dois expostos para ver qual não vai atrair insetos, e se insetos não querem um alimento é porque ele não está bom, a natureza tem uma sabedoria sutil que discerne o venenoso e o saudável, acho que deve ser um caso raro um animal que em seu habitat próprio se envenene com o que coma, já entre nós isso é caso comum e diário, afinal nosso corpo traduz em seus contornos internos e externos aquilo que comemos.
Bom, tudo isso foi para dizer que parece trabalhoso, mas não é, plantar em vasos uma pequena horta doméstica orgânica, e se o espaço é pequeno as sapateiras de pendurar de plástico fazem um bom serviço desde que tenham orifícios para escoar água, é só pendurar em lugar que bata sol ou pelo menos alguma luz.
Evitar comprar tomates, pimentões e morangos entre os muitos outros vegetais que contêm agrotóxico pesados pode afastar umas quantas mazelas que se não são sentidas imediatamente vão mais tarde cobrar seu preço. Para plantar os dois primeiros basta retirar as sementes, lavar e deixar secar em papel toalha e depois usar vaso ou cantoneira. Existem alguns lugares que vendem terra orgânica para hortas, alguns hortos também vendem terra limpa e assim você tem em abundância alguns orgânicos ao alcance de sua mão. Minha horta pequenina vem dando frutos e já tenho tomates quase despontando, cúrcuma e hortelã perfumadíssimas e agora cebolinhas, vão crescendo aos poucos e vou lançando mão deles na minha culinária diária.
Aqui segue um dos muitos endereços encontráveis na internet para começar um horta orgânica, evitem apenas o papel alumínio em sua cozinha prefiram o papel manteiga para evitar o contato da comida com alumínio, e coragem! Fazer uma horta é super fácil!


http://www.youtube.com/watch?v=TATbyhqkVAA

4 comentários:

  1. Uma vergonha, morando numa casa com espaco a vontade, nao tenho nada plantado em termos de horta, somente hortela e erva cidreira!! Mais uma mudanca programada pra proxima semana em casa!! Adorei!!

    ResponderExcluir
  2. mudanças a toque de caixa! Bonitaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  3. Ina,
    sempre que compro um vaso com manjericão apodrece ou seca. Com sua ajuda já vi que tem um bocado de coisas para dar certo,
    bj
    Silvia

    ResponderExcluir
  4. o manjericão é uma planta de agreste,precisa de muito sol e pouca água, solo arenoso e espaço entre os galhos porque o clima no Brasil tende a umidade que não favorece a plantas domediterrâneo,bj

    ResponderExcluir