terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Gastronomia rejuvenescedora

Através da alimentação balanceada podemos reequilibrar nosso funcionamento interno que se reflete em nossa pele, unhas e cabelos.
Quando bem alimentados, nosso olhar fica mais fresco, nossos ossos mais fortes, o hálito mais perfumado. O próprio corpo exala um perfume diferente...
Com a digestão funcionando plenamente nosso humor também melhora.
Em qualquer idade quando nos descuidamos de nossa alimentação, o corpo vai aos poucos ‘roubando’ nossas reservas e terminamos depauperados.
Certamente depois dos 40 anos os efeitos são mais palpáveis e visíveis.
São muitos os fatores que nos fazem aparentar uma ou outra forma física, mas certamente os alimentos têm um papel fundamental em nossa saúde e na manutenção de nossa juventude
Gastamos fortunas em academias, processos estéticos e suplementos e talvez fosse interessante entender que é mais fácil manter peso, saúde e juventude através do equilíbrio de uma rotina menos estressante.
Quanto mais stress, esforço físico e ansiedade, mais combustível nosso organismo queima, e se não nos alimentamos corretamente, damos início a um processo de degeneração que vai minando nossa saúde, às vezes em doses homeopáticas, às vezes mais rapidamente.
A verdade é que tudo tem seu preço e se exageramos para mais ou para menos vamos ter resultados equivalentes.
Quando nossa alimentação fica desequilibrada, aumentamos ou diminuímos muito o peso, perdemos o viço por subnutrição.
Não só os muito magros podem estar subnutridos, os obesos também podem sofrer de subnutrição, e os efeitos colaterais da subnutrição podem ser irreversíveis.
A anemia causada pela falta de ferro, por exemplo, pode causar entre outros problemas a depressão orgânica e a flacidez muscular.
Infelizmente podemos ver diariamente, independente da classe social, adolescentes com pele, corpos, dentição e postura lamentáveis, além de enfermidades que normalmente são características em pessoas bastante mais velhas.
Dito isto, e até por isso mesmo, devemos buscar uma alimentação variada e que nos estimule a querer comer e não que se torne uma obrigação ruim e nos faça buscar ‘porcarias’ o tempo todo.
A gastronomia rejuvenescedora tem como meta fazer da alimentação saudável um prazer onde a maioria das dietas falham e nos fazem desistir.
Como chef cordon vert, aprendi o suficiente de nutrição não para ser uma nutricionista, mas para juntar os alimentos de forma bonita, saudável e saborosa.
O prazer de comer nos remete a um estado de felicidade saudável, e como tudo, precisa de aprendizado.

Um comentário: