terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Pra ficarmos um pouco por dentro do que comemos

Vitamina A- ácido retinóico-

Frutas que contém vitamina A em boas quantidades - melão, damasco, papaia, manga.
Vegetais ricos em vitamina A - cenoura, brócolis, batata doce, couve, espinafre, abóbora, ervilha, beterraba.
Outras fontes de vitamina A - Fígado (maior fonte), manteiga, ovos.

Vitamina B- responsável pela manutenção da saúde emocional e mental do ser humano.

As vitaminas B (como B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12) vêm de numerosas fontes naturais como: batatas, bananas, lentilhas, pimenta, óleo de fígado, peru e atum. Levedo e melado são duas fontes especialmente boas de vitaminas B.

Vitamina E- antioxidante poderoso que demonstra ter efeitos contra a deterioração das células e contra o envelhecimento

A vitamina E é obtida pelas plantas através da luz solar. Boas fontes de vitamina E são sementes de girassol, nozes, amendoim e germe de trigo.

Vitamina C- a principal função é a hidroxilação do colágeno, a proteína que dá resistência a ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos. Poderoso antioxidante.

As fontes naturais mais ricas de vitamina C são frutas e vegetais. Algumas frutas e vegetais ricos em vitamina C : acerola, kiwi, pimentão, pimenta malagueta, brócolis e frutas cítricas.

Vitamina D- promove a absorção de cálcio (após a exposição à luz solar), essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes, atua também, como recentemente descoberto, no sistema imune, no coração, no cérebro e na secreção de insulina pelo pâncreas.

A vitamina D é produzida na pele exposta ao sol. Em lugares nos quais há pouca exposição solar é importante incluir alimentos com vitamina D na dieta diária tais como: óleo de peixe, peixes gordurosos (salmão, sardinha, bagre, cavalinha, atum), cogumelos e ovo.

A vitamina K - nome genérico para diversas substâncias necessárias à coagulação normal do sangue.

É encontrada em vegetais como espinafre, alface, repolho, soja e brócolis, no farelo de trigo, carnes, cereais, frutas como o abacate, kiwi e banana, nos laticínios, e ovos.

Um comentário: