quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Substituindo o queijo na alimentação- capítulo I-

ABACATE-

A preferência nacional é com açúcar, mas é delicioso também quando preparado salgado, em forma de patê.
Basta amassar com um garfo, acrescentar gotas de limão, sal, pimenta ralada e se quiser salsa e cebolinha ou alho picado, pode-se acrescentar agar agar e manter refrigerado em pote bem fechado.
Enformado em 'ramekim'e servido em prato de sobremesa guarnecido com salada de agrião dá uma entrada super nutritiva e light.
Pesquisas relacionadas dão conta de que o abacate pode emagrecer, já que sua ingestão ajuda a reduzir o IG (índice de gordura), mantendo mais baixo o nível de glicose no sangue e a conseqüente produção de insulina orgânica.
Cento e dez gramas, aproximadamente uma metade de um abacate médio, fornece 500mg de potássio e mais de um terço da necessidade diária recomendada de folato (ácido fólico), 10% ou mais das necessidades diárias recomendadas de ferro, magnésio e vitaminas A, C, E e B6.
A metade que não for usada deve permanecer refrigerada e presa ao caroço.Limão deve ser passado nas bordas, para proteger o abacate dos radicais livres.
Os pequenos, antes importados,os avocados,já podem ser encontrados no mercado.
A casca é mais enrugada e o gosto um pouco menos pungente.
Rico em vitamina E, gorduras monoinsaturadas, sais minerais e
glutationa (poderoso antioxidante) quando consumido com freqüência, o abacate contribui para o aumento do HDL (bom colesterol).
Abacates não devem ser cozidos, mas nada impede que sejam misturados a comidas quentes, talvez no molho de tomate feito para massa quando for servida.
Dito tudo isso, reforço que a receita de queijo que está no blog pode ser produzida com leite de baixa lactose ou leite desnatado e uma ’isca’ de aproximadamente 120gr da coalhada usada para fazer o queijo pode ser guardada para reproduzir mais uma ou partidas.
Entre outras coisas esse 'queijo'pode fazer as vezes de creme para mousses doces ou salgadas, apenas não deve ser levado à fervura para não 'desandar'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário