terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Cardápio de festas

Uma chuva amena deu trégua a secura e ajudou a umedecer o tempo e a evitar mais fogo. Veio pequena e depois foi crescendo, esfriando o solo sem machucar nem fazer muitas poças, sem grandes estragos se apagou aos poucos.
O incêndio descontrolado em Haifa foi assustador e levou muitos dias, muitas vidas e identidades enquanto durou. O fogo purifica, dizem, mas primeiro queima,muito,arde muito.O extremo tem essa qualidade embriagante de destruir e queimar.
Diz-se que com o desenvolvimento da inteligência e através da observação, o homem conseguiu produzir o fogo, ao que parece somos uma civilização que se divide em antes e depois dele. Como todas as nossas invenções têm sempre um lado obscuro, o fogo não é exceção, mas aqui no nosso caso, sob controle pode criar delícias pras festas de fim de ano. Devagar vamos chegar lá, comecemos então por duas entradas fáceis, frescas e saborosas, nossas festas caem em pleno verão enquanto na Europa a neve e o frio pedem comidas mais quentes. É certo que o calor nunca nos impediu de num verão de muitíssimos graus de consumir feijoada com muita pimenta, mas vale pegar leve, então vamos lá!

Patê de avocado(avocado-olhar em postagens mais antigas)

Ingredientes:

1/2 avocado por pessoa
2 a 3 colheres de sopa de queijo tipo boursin
sal e pimenta ralados
suco e casca ralada de 1/2 limão siciliano
1 fatia de pão integral
azeite
1 dente de alho bem picado
folhas grandes de manjericão fresco

Preparo:

amasse bem o avocado e misture metade do suco de limão, a casca ralada e o queijo creme, a mistura deve ficar firme, experimente e tempere com sal se achar necessário,mantenha coberto na geladeira. Corte fatias verticais da fatia de pão integral e frite no azeite e alho, virando de vez em quando até quase tostar. Na hora de servir use pratos de sobremesa e disponha o patê numa lateral, enquanto na outra coloca as fatias torradas umas sobre as outras,guarneça com uma folha de manjericão na lateral do patê.


Tabule de trigo argentino

ingredientes:

1a etapa-
1/2 xc de trigo argentino
1 a 2 tomates bem picados
1 punhado de salsa/cebolinha bem picados
1 punhado de hortelã fresco bem picado
1 punhado de sementes de romã
sal
azeite
2a etapa-
1 maca acida
gotas de limão
1/2 cebola cortada em rodelas muito finas
azeite
2 a 3 cls de sopa de açúcar mascavo

preparo:

1a etapa-
deixe o trigo de molho por 1/2 hora, depois escorra bem a água até que fique seco e misture aos outros ingredientes.
2a etapa-
lave bem e corte a maçã em rodelas verticais, mantendo a casca e o talo, retirando apenas os caroços misture ao limão e reserve. Leve a cebola para dourar e junte as fatias de maçãs, uma pinça culinária e o melhor utensílio para esse preparo. Quando as maçãs começarem a amaciar junte metade do açúcar aos poucos e deixe que apenas dourem antes de retirar. Mantenha a cebola em cozimento e adicione o restante do açúcar até que fiquem carameladas. Em prato de sobremesa disponha o tabule e na lateral as fatias de maca sobrepostas, terminando com um pequeno arranjo de cebolas. A salada deve ser servida fria com os acompanhamentos quentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário