segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Romãs para o ano novo

Na mitologia grega conta-se que o deus Hades sequestrou Perséfone para seus domínios, o mundo subterrâneo dos mortos, e Perséfone então prometeu não ingerir qualquer alimento enquanto estivesse cativa, porém passado algum tempo quebrou a promessa quando encontrou uma romã e comeu dela seis sementes. Quando Deméter sua mãe, finalmente a encontrou concluiu que ao quebrar a promessa Perséfone não rejeitou inteiramente Hades e assim ficou estabelecido o acordo em que ela passaria metade do ano junto a seus pais, quando seria Koré, a eterna adolescente, enquanto nos seis meses restantes ficaria com Hades, quando se tornaria a sombria Perséfone.
Debulhar uma romã é um exercício de encanto, os grãos de vários tons de vermelho perolado parecem pequenos rubis ou pérolas d’água que vão emergindo a tona da polpa macia à medida que os dedos procuram por essas pequenas jóias suculentas.

Gelatina de espumante com romã

Ingredientes:

1/2 xícara (chá) de água fria
2 colheres (sopa) de açúcar
8 g de Agar Agar (gelatina de origem vegetal)
350 ml de espumante rosé
punhado de grãos frescos de romã
*Chantilly

Preparo:

O ideal para essa sobremesa é usar recipientes transparentes individuais.
Misture o açúcar e a água, polvilhe a gelatina por cima e deixe descansar até que toda a água tenha sido absorvida. Aqueça em fogo brando, mexendo sempre até a gelatina dissolver, mas não deixe que a mistura ferva para não perder as propriedades do agar. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco antes de adicionar o espumante, disponha um pouco de romã no fundo do recipiente que vai usar, despeje a gelatina por cima e deixe que tome um pouco de corpo antes de salpicar mais romã, o Agar Agar não precisa ir a geladeira. para tomar corpo, porém a sobremesa fica mais saborosa gelada. Leve a geladeira e antes de servir desenforme em prato de sobremesa, cubra com o chantilly e salpique mais sementes de romã para decorar.

*Chantilly

Ingredientes:
1 clara
150 ml de creme de leite gelado e dessorado
1 cl de sopa açúcar de confeiteiro

Preparo:
Bata a clara em neve até que fiquem bem firmes e aos pouco acrescente o açúcar. Junte a mistura cuidadosamente ao creme de leite e utilize.

Nenhum comentário:

Postar um comentário