sábado, 18 de junho de 2011

Almoço de sábado

Eu adoro batatas em praticamente todas as suas versões, as fritas menos do que as outras, e fiquei surpresa ao constatar durante as pesquisas do livro Da Colheita para a Mesa sobre sua origem: “todas as variedades descendem de uma única, originária do sul do Peru que em 1570 os espanhóis levaram para ser plantada em solo europeu e, a partir dali, ela foi disseminada para o resto do mundo.” Em cada lugar que se vai a batata tem uma característica local, uma forma típica de ser preparada, um tempero diferente e o bom é que a natureza pródiga nos presenteia batatas no inverno que é quando nós precisamos de mais calor e assim queimam mais rapidamente.
Alguns atiram pedras e dizem que não tem gosto de nada, que apenas engorda, francamente..., a batata é rica em carboidratos, contém vitaminas do complexo B e vitamina C. Cada 100 gramas de batata tem em média 65 calorias e além disso, é rica em fósforo e contém ferro, potássio e cálcio, o que engorda é com certeza tudo que vem em sua companhia, dito isso vamos as receitas. A primeira delas é uma receita bem típica dos pubs ingleses e pode ser feita com casca da batata num reaproveitamento delicioso se ela for descascada para preparar algum prato que dispense casca, eu evito tirar, mas procuro comprar as orgânicas e esfrego bem com escovinha própria e água bem clorada antes de usar. Então mãos a obra!

Wedge potatoes with sour cream (batatas fatiadas em gomos com creme azedo)

Ingredientes por pessoa:
1 batata com casca bem lavada
Azeite
Punhado de cebolinha picada
Sal

Preparo:
Corte a batata ao meio e depois em gomos, disponha em assadeira e regue com azeite, salpique por cima a cebolinha e o sal e leve pra assar em forno alto por 30/40 minutos.
Vire as batatas para que assem do outro lado somente quando comecem a escurecer, nessa fase elas desgrudam completamente do tabuleiro sem esforço.
Creme azedo

Ingredientes:
200 ml de creme de leite gelado e dessorado
Ou
100 ml iogurte natural cremoso e 100 m de creme de leite
½ limão siciliano grande
Salsa e cebolinha bem picadas, quantidade a gosto

Preparo:
Junte todos os ingredientes e leve para gelar até a hora de servir, numa travessa grande coloque um bowl com o creme ladeado pelas batatas.


Sopa de ervilha e crôutons de alho

Ingredientes:
1 lata de ervilhas de boa qualidade
1 copo de iogurte grego (postagens antigas)
1 cubo vegetal (postagens antigas)
1 batata em cubos
1 a 2dentes de alho
Folhas de hortelã (opcional)
Azeite
Sal e pimenta ralados

Preparo:
Coloque um pouco de azeite em uma panela e em fogo brando toste o alho, a seguir despeje a ervilha e a metade de seu líquido acrescido de mais 100 ml de água no interior da panela, junte o cubo vegetal e a batata e tampe para cozinhar por aproximadamente 10 minutos ou assim que a batata cozinhe. Deixe a panela tampada até que o liquido esfrie um pouco e então adicione o iogurte grego e a hortelã e processe. Tempere e sirva quente em bowls individuais guarnecidos com crôutons.

Crôutons de alho

Ingredientes:
Fatias de pão integral com grãos
Manteiga ou azeite
Alho picado
Sal ralado

Preparo:
Corte as fatias em cubinhos e salteie em frigideira no alho e manteiga, tempere com sal e retire quando estiverem tostados, deixe esfria e guarde em saco plástico bem fechado até a hora de servir.


Salada chaud froid em vinagrete de manga

Ingredientes:
1 pacote de cogumelos porto belo
1 pacote de shitake
1 maço de rúcula
1 a 2 cls de sopa de manteiga
1 cl de sopa de salsa picadinha
Sal e pimenta ralados
1 punhado de amêndoas peladas e tostadas
Lascas de grana padano

Preparo:
Lave bem a rúcula e os cogumelos. Fatie bem e descarte o caule dos cogumelos, salteie em frigideira com a manteiga até que dourem e fiquem macios, tempere. Arrume numa travessa uma “cama” de rúculas e por cima disponha os cogumelos quentes, salpique a salsinha, depois o queijo e por último as amêndoas, sirva o vinagrete à parte.

Vinagrete de manga

Ingredientes:
25 ml de suco de manga
70ml de azeite
1 cl de chá de cebolinha bem picada
Sal e pimenta a gosto

Preparo:
Misture todos os ingredientes e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário